Foto de constelação indígena nas Cataratas ganha prêmio em festival

Devido à pouca incidência de luzes, mirantes das Cataratas proporcionam grandes oportunidades para fotografar o céu noturno.

Uma foto do céu noturno das Cataratas foi premiada na categoria Astro Night Sky do 10.º Brasília Photo Show (BPS), maior festival de fotografia da América Latina.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Veja a passagem do cometa C/2024 G3 sobre as Cataratas do Iguaçu

De autoria do astrofotógrafo Rodrigo Guerra, do projeto Cosmos Iguassu, a imagem mostra um braço da Via-Láctea sobre os saltos Floriano e Deodoro.

Imagem premiada na categoria Astro Night Sky.
Imagem premiada na categoria Astro Night Sky. Foto: Rodrigo Guerra/Cosmos Iguassu

O registro nas Cataratas também revela uma curiosidade: a Constelação da Ema, descrita pelos povos guaranis. Conforme a cosmologia indígena, o desenho, que fica visível nos períodos de outono e inverno, simboliza tempos de frio e escassez.

De acordo com Guerra, a foto usa a técnica de dupla exposição, com tripé fixo, e foi captada em 11 de junho de 2024. “No dia, o vento estava forte e havia bastante spray de água das Cataratas”, recorda.

“Deixei a máquina capturando a luz e, além da constelação, também foi possível registrar o arco-íris lunar”, descreve o astrofotógrafo, em alusão ao arco-íris prateado visto à noite nas Cataratas.

“Depois disso, a segunda parte consiste em fotografar o próprio céu, com recurso técnico para acompanhar o movimento celeste. Por fim, juntamos tudo na edição. É uma foto que tem uma técnica apurada, não é uma foto usual”, complementa.

A Constelação da Ema envolve estrelas que, tradicionalmente, estão agrupadas em outras constelações, como Escorpião e Cruzeiro do Sul. A silhueta da ave, na visão dos guaranis, surge do contraste entre as partes mais claras e mais escuras da Via-Láctea.

Constelação da Ema sobre as Cataratas do Iguaçu.
Constelação da Ema sobre as Cataratas do Iguaçu. Foto: Rodrigo Guerra/Cosmos Iguassu

Astrofotografia nas Cataratas do Iguaçu

Outras astrofotografias do céu das Cataratas estão publicadas no Instagram @cosmosiguassu. Há registros, por exemplo, da passagem de um cometa sobre a paisagem fronteiriça, repercutida pelo H2FOZ (clique aqui para saber mais).

Já o Brasília Photo Show, no qual a foto de Rodrigo Guerra ganhou o prêmio, teve mais de dez mil imagens aprovadas na primeira fase. De acordo com a organização, as fotografias vencedoras ficarão expostas no Museu de Arte de Brasília.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Foto de constelação indígena nas Cataratas ganha prêmio em festival apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.