Tarifa sobre etanol impacta empresas e estados dos EUA

Evandro Gussi, diretor-presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), expressou nesta quinta-feira (13) sua preocupação com a possível elevação da tarifa sobre as importações de etanol dos EUA. Ele ressaltou que o setor está mantendo diálogos com o governo brasileiro sobre essa questão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem para implementar tarifas recíprocas, direcionadas a países que, segundo os EUA, impõem impostos sobre seus produtos. O etanol brasileiro (é feito de cana, e o norte-americano, de milho) foi mencionado como um dos exemplos dessa medida.

“Eu lamento essa postura do presidente [Trump], na medida que ele coloca como alvos de reciprocidade dois produtos que são absolutamente diferentes”, afirmou Gussi.

“A razão pela qual os Estados Unidos importam etanol do Brasil é porque o etanol brasileiro tem um nível de sustentabilidade, um nível de redução de emissões de gases do efeito estufa muito maior do que os Estados Unidos”, completou.

Mercado norta-americano e tarifas sobre etanol

De acordo com dados da Unica, em 2024, o mercado dos Estados Unidos foi responsável por 27% das exportações brasileiras de etanol, ficando atrás apenas da Coreia do Sul, que absorveu aproximadamente um terço do total exportado.

O decreto norte-americano que propõe o aumento das tarifas destaca que os EUA cobram apenas 2,5% sobre o etanol, enquanto o Brasil impõe uma tarifa de 18% nas importações do produto.

“Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil”, avaliou.

Gussi afirmou que estados como a Califórnia e empresas focadas na redução das emissões compram etanol do Brasil para atingir suas metas de descarbonização. Segundo ele, um possível aumento nas tarifas representaria um obstáculo adicional para esse processo.

Embora destaque que é necessário aguardar a implementação da tarifa, Gussi mencionou que o setor tem mantido diálogo com o governo brasileiro, o qual, segundo ele, demonstra grande sensibilidade em relação aos benefícios ambientais do etanol.

O post Tarifa sobre etanol impacta empresas e estados dos EUA apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.