Café com BPM: bolsas mistas de olho na indústria e varejo nos EUA

Foto: Freepik

As bolsas globais mostram tendências mistas no último pregão antes do fim de semana, com a inflação nos EUA surpreendendo. O mercado aguarda dados importantes, como as vendas do varejo (previstas para 10h30, com uma queda estimada em janeiro) e a produção industrial (prevista para 11h15, com desaceleração esperada). 

Caso a atividade econômica americana se mostre mais forte, isso poderá intensificar as apostas em um Fed mais agressivo. As tarifas de Trump não geram grande preocupação, já que são acompanhadas de prazos para negociações. 

A menção ao etanol brasileiro no memorando da Casa Branca também não causou grandes reações no Brasil. O foco dos investidores, por ora, está no resfriamento da economia, que já resultou em uma redução nos juros abaixo dos 15% em toda a curva. 

Com a agenda fraca e sem a presença de Trump, é possível que as preocupações se voltem para o cenário fiscal, com a Fazenda dando prioridade às pautas de Lula.

EUA

Os índices futuros dos EUA apresentam alta nesta sexta-feira (14), com os investidores reagindo positivamente à notícia de que as tarifas recíprocas podem demorar semanas para entrar em vigor, o que abre espaço para negociações que poderiam suavizá-las.

Howard Lutnick, indicado por Trump para comandar o Departamento de Comércio, explicou que o processo de implementação das tarifas recíprocas será feito país por país e pode se estender até abril.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,01%

S&P 500 Futuro: +0,06%

Nasdaq Futuro: +0,10%

Bolsas asiáticas

Na Ásia, os mercados terminaram a sessão de forma mista, mas com um viés positivo, semelhante ao desempenho das bolsas de Nova York, que fecharam no azul após o impacto reduzido das tarifas de Trump. 

No Japão, o Nikkei caiu devido a uma possível realização de lucros, mas na China os índices registraram ganhos, com destaque para o Hang Seng, impulsionado por ações dos setores de saúde e tecnologia.

Shanghai SE (China), +0,43%

Nikkei (Japão): -0,79%

Hang Seng Index (Hong Kong): +3,69%

Kospi (Coreia do Sul): +0,31%

ASX 200 (Austrália): +0,19%

Bolsas europeias

Os mercados europeus registram queda após o recorde do dia anterior, aguardando os dados sobre o PIB da zona do euro.

No cenário corporativo, os resultados da Hermès ganham atenção, com os investidores ansiosos para descobrir se a renomada fabricante das bolsas Birkin continuará sendo uma das mais bem posicionadas para enfrentar os desafios do setor de luxo, graças à sua base de clientes mais abastada.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,30%

DAX (Alemanha): -0,32%

CAC 40 (França): +0,16%

FTSE MIB (Itália): -0,07%

STOXX 600: -0,16%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quarta-feira (13) com alta 0,38 aos 124.852,88 pontos. O dólar comercial subiu 0,10%, a R$ 5,76.

Sem novidades na agenda econômica brasileira que causasse abalos ao mercado, o Ibovespa se apegou ao exterior, com a inflação nos EUA e as novas tarifas sobre importação decretadas pelo governo de Donald Trump.

Radar corporativo

Casas Bahia (BHIA3) anunciou nesta quinta-feira (13) o início operacional de seu FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), com um capital inicial de R$ 300 milhões, buscando otimizar a operação de crédito da companhia.

Além disso, a indústria de Fiagros (Fundos de investimentos em Cadeias Agroindustriais) registrou crescimento de 315% entre dezembro de 2022 e dezembro de 2024. Os dados foram disponibilizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nesta quinta-feira (13).

Agenda do dia

Indicadores

▪07h00 – Zona do euro: PIB do 4Tri24 – 2ª leitura

▪09h00 – IBGE: Pnad Contínua Trimestral

▪10h30 – EUA: Vendas no varejo – janeiro

▪10h30 – EUA: Produção industrial – janeiro

▪15h00 – EUA: Baker Hughes: Poços e plataformas em operação

Eventos

▪08h00 – Lula concede entrevista para a Rádio Clube do Pará

▪10h00 – Galípolo dá palestra a empresários da Fiesp e do IDV

▪15h00 – Lula participa anúncio de investimentos da Vale

▪Diretores do BC fazem reunião trimestral com economistas dos grupos 5 e 6

Balanços

▪Antes da abertura: Porto Seguro e Usiminas

▪Após o fechamento: Raízen

O post Café com BPM: bolsas mistas de olho na indústria e varejo nos EUA apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.