10 Continuações Anunciadas de Filmes de Sucesso que Ninguém quer!

Mulher sorrindo ao lado de menina séria com laços

Não é de hoje que Hollywood, a maior indústria de cinema do mundo, prioriza o lado dos negócios acima da arte. Por exemplo, no passado, para termos uma continuação era preciso ter uma boa história a ser contada. Hoje, a história, muitas vezes, é o que menos importa. Veja, por exemplo, o fiasco ‘Coringa 2’ – que vai entrar para a história como um dos casos mais desnecessários para uma continuação, em que nem mesmo os realizadores sabiam o que fazer.

Ou seja, se por um lado muitos filmes deixam portas abertas para uma continuação, e seus fãs ficam ávidos por verem para onde a história irá caminhar, mas terminam ganhando uma continuação por motivo meramente financeiro – por outro lado, filmes que não precisavam de sequência e possuem um total de zero pessoas pedindo por ela, terminam recebendo sinal verde do estúdio porque os filmes anteriores fizeram sucesso. Abaixo, com a ajuda de nossos colegas do canal What Culture, selecionamos 10 filmes que tiveram suas sequências anunciadas, mas que ninguém quer. Confira.

A Órfã 3

Muitos já zoaram ‘Órfã 2’, por ser uma prequel que traz a protagonista Isabelle Fuhrman interpretando novamente a “menina” Esther, de 9 anos. Em 2009, no lançamento do primeiro filme, a atriz realmente tinha uma idade próxima a isso; mas na sequência, lançada em 2022, a atriz já tinha 20 e poucos anos, se passando por uma… menina de 9 anos! O troço ficou parecendo ‘Chaves’, com adultos interpretando crianças. Através de ângulos de câmera, maquiagem e efeitos, os realizadores tentaram dar um jeito. Mas imagine agora, com um anunciado terceiro ‘A Órfã’, uma nova prequel (já que a personagem morre no final do primeiro) e Fuhrman na casa dos 30. Vai ficar uma beleza.

Gladiador 3

Embora não tenha tido o apelo, sucesso e o prestígio do primeiro ‘Gladiador’, a sequência lançada em 2024 não foi de todo ruim. O filme obteve certo sucesso e se segurou muito na nostalgia. Poderia ter sido bem pior, como os primeiros tratamentos do roteiro sugeriam (num deles, o personagem de Russell Crowe voltaria do mundo dos mortos e o filme se transformaria em fantasia). Mas parece que Ridley Scott e os realizadores estão abusando da sorte. Antes de estrear ‘Gladiador 2’ nos cinemas, Scott já planejava e anunciou o terceiro, que seguirá as aventuras de Lucius (Paul Mescal). Porém, é preciso levar em conta que devido ao orçamento infladíssimo, ‘Gladiador 2’ não foi o sucesso financeiro esperado. E não ajuda o fato de que Scott está na casa dos 90 anos de idade.

Eu Sou a Lenda 2

Esse é um projeto que Will Smith já vem preparando há certo tempo. Antes mesmo de cometer a maior burrice de sua vida e estapear o comediante Chris Rock em rede mundial. O ato de violência colocou um freio no desenvolvimento do filme, mas agora o ator volta a vender a ideia. Mas você pode se perguntar, “como Smith estará no filme se o protagonista morreu?”. Bem, digamos que o ator vai “apelar” e seguir não o final que vimos nos cinemas e sim o final alternativo que veio como forma de cena deletada no DVD do filme.

Todos preferiram o final alternativo, e então ele é o que será seguido. Isso nunca aconteceu na história do cinema antes. Ou seja, resta saber se o público irá comprar a ideia. Fora isso, ‘Eu Sou a Lenda’ foi um grande sucesso na época, mas hoje, quase 20 anos depois, ninguém fala muito sobre ele. Ajuda o fato de Smith estar trazendo Michael B. Jordan para o elenco. Porém, o filme em si é uma aposta bastante arriscada.

Free Guy 2

Homem sorrindo entre explosões e caos urbano

Free Guy’ foi um dos filmes mais divertidos da época da pandemia, e certamente ajudou muitos a enfrentar o pânico que a época do isolamento social nos trouxe. ‘Free Guy’ foi um dos sucessos que fez as pessoas voltarem a sair aos poucos. Acontece que o filme possui uma história fechadinha, sem a necessidade de uma continuação. Mas por ser um filme querido, e que gerou certo lucro, uma sequência vem sendo anunciada, mesmo que ninguém a tenha pedido necessariamente.

Para piorar, o diretor Shawn Levy disse que precisariam recomeçar do zero o roteiro depois do lançamento de ‘Barbie’ (2023), porque a história da sequência de ‘Free Guy’ era muito parecida com a da famosa boneca. Ou seja, nada bom. Fora isso, talvez ambos Ryan Reynolds e Levy estejam mais focados na Marvel agora.

Matador de Aluguel 2

Homem sério em bar tropical com camisa estampada

Ninguém levava muita fé no remake da Amazon para ‘Matador de Aluguel’, clássico cult de 1989, com Patrick Swayze. Por anos sendo anunciado, o projeto chegou a ter a lutadora Ronda Rousey como protagonista e iria se chamar ‘Matadora de Aluguel’. Por fim, o filme finalmente saiu em 2024 e trouxe Jake Gyllenhaal como protagonista. Para a surpresa de todos, o filme se tornou um enorme sucesso na plataforma.

Por mais que não tenha sido um fenômeno de crítica, se mostrou um filme divertido, um bom passatempo despretensioso. Apesar disso, houve certo drama de bastidores em relação ao lançamento no streaming ao invés de no cinema. Colocadas de lado as diferenças, a Amazon, é claro, anunciou a sequência, novamente com Gyllenhaal. Mas será que precisava mesmo?

Bill e Ted 4

Dois homens ansiosos olham para fora em ambiente futurista

Os produtores de Hollywood certamente não sabem desistir enquanto estão ganhando. O lucro desmedido é tudo o que parece movê-los. A franquia ‘Bill e Ted’ nunca foi sinônimo de sucesso, mas se tornou item cult, parte da cultura popular e gerou até uma série em desenho animado nos anos 90. Ou seja, possui seus fãs. Os amigos descerebrados finalmente voltariam às telas, com uma continuação tardia. A ideia foi bem-recebida, afinal agora Keanu Reeves é um astro de renome mundial, então foi muito legal vê-lo retornando a seu personagem clássico e dando uma força ao amigo Alex Wynter (mais apagado na carreira hoje).

O fato mostrou que Reeves é mesmo um cara legal e não acha que nenhum papel está abaixo dele. Ele mostrou que realmente sabe entrar na brincadeira. Bem, e poderia ficar nisso, pois o ator já prestou sua homenagem, e o filme foi relativamente bem-recebido. Precisava insistir com mais um? Bem, não. E fica parecendo aquele amigo que você fica feliz em reencontrar depois de muito tempo, mas logo depois lembra porque passou tanto tempo sem vê-lo.

Abracadabra 3

Três bruxas em trajes medievais em uma loja moderna

Por falar naquela “visita” que fica na sua casa até passar da hora, chegamos a mais um filme que deveria ter parado em sua primeira sequência. Por anos os fãs não apenas pediram, como praticamente exigiram uma continuação para o cult infantil ‘Abracadabra’. O filme de 1993 se tornou pedida certa para o halloween, por ser um filme família e para todas as idades na data. Se nunca tivéssemos recebido uma continuação, o mundo não seria o mesmo, pois todos, até quem não era fã, acreditava que era merecido.

E finalmente, quase 30 anos depois, o trio de irmãs bruxas encabeçadas por Bette Midler voltava às telas, bem ao menos às telinhas do Disney+. E bem, a continuação se comportou exatamente como isso, um filme para a TV. Os fãs ficaram felizes e tudo foi resolvido. Sejamos sinceros, no entanto, você escuta falar em ‘Abracadabra 2’ tanto quanto ouviu falar no primeiro? Com certeza não. Mas não pense você que isso os impediu de anunciar um terceiro filme. Que para começar, é planejado para estrear com pouco tempo de diferença com o segundo – sem que a saudade tenha sido muito sentida, como no primeiro.

Com a Bola Toda 2

Homem em uniforme roxo jogando queimada em quadra

Ainda no tópico das sequências tardias, agora temos uma comédia cult que certamente os fãs mais jovens de cinema não conhecem. Foi no ano de 2004 que era lançado este filme de humor escrachado, com Vince Vaughn e Ben Stiller. O tópico do filme? O jogo queimado(a). ou em inglês “dodge ball”. Ou seja, “desvie da bola”. O filme tira muito sarro com o jogo, que ficou muito popular em vários lugares do mundo, incluindo aqui no Brasil.

Não deixa de ser divertido ver um filme sobre esse “esporte” subestimado. E bem, se eles conseguiram fazer um filme sobre uma noite de jogos e o pique-pega recentemente, por que não um ‘Queimada 2’. Acontece que, como dito, já faz mais de 20 anos que o original foi lançado. E o filme não foi um sucesso. Muitos sequer o conhecem. Como fazer algo assim dar certo? Talvez nem as presenças de Stiller e Vaughn ajudem.

Dogma 2

Quatro pessoas paradas em frente a prédio deteriorado.

Mesma história aqui. ‘Dogma’ é uma comédia ainda mais antiga que ‘Com a Bola Toda’. E assim como ele, se trata de uma comédia cult, com veia independente, que muitos sequer ouviram falar nem na época de seu lançamento nos cinemas em 1999, quanto mais hoje em dia os cinéfilos mais jovens. O filme se trata de uma comédia religiosa de Kevin Smith, que fala sobre anjos caídos do céu, em busca de vingança contra Deus.

Um teor inflamatório, mas que se tornou um dos melhores filmes do cineasta. Kevin Smith, por falar nisso, andou realizando sequências recentes de alguns de seus filmes mais famosas. Como, por exemplo, ‘O Balconista 3’ (2022) e ‘Jay e Silent Bob Reboot’ (2019). Fora isso, já está em pré-produção também uma continuação para ‘Barrados no Shopping’ (1995). Porém, mais difícil será empolgar os fãs com uma sequência de ‘Dogma’, pois de todos os seus filmes, esse é o que mais merece ser deixado quieto.

A Era do Gelo 6

Personagem pré-histórico na água com icebergs ao fundo

Planejado para 2026, nem sequer os realizadores do longa foram anunciados ainda. Mas o estúdio (agora a franquia está nas mãos da Disney) já marcou data e confirmou o elenco inteiro de dubladores retornando. A esperança é que os fãs mais antigos tenham ficado com saudade das aventuras da preguiça Sid, do mamute Manny e de toda a turma; ao mesmo tempo em que visam capturar uma nova geração de seguidores, que eram muito pequenos quando o último foi lançado. Isso porque ‘A Era do Gelo 5’ irá completar dez anos de estreia em 2026, quando o sexto filme está planejado para o lançamento – ou seja, em uma década temos formada uma nova criança.

Os que tem mais de dez anos de idade, no entanto, concordam em consenso que apenas o primeiro ‘A Era do Gelo’, de 2002, é bom de verdade. Os outros foram reedições da mesma história, com um roteiro mais diluído. E foram ficando cada vez piores. Em 2022, foi lançado um spin-off direto para a Disney+ que ninguém viu ou comenta. Ou seja, a aposta é mesmo na saudade e na nostalgia. Porque vontade mesmo do público…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.