Ibovespa fecha em alta acompanhando o exterior; dólar sobe

Ibovespa/ Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (13) com alta 0,38 aos 124.852,88 pontos. O dólar comercial subiu 0,10%, a R$ 5,76.

Sem novidades na agenda econômica brasileira que causasse abalos ao mercado, o Ibovespa se apegou ao exterior, com a inflação nos EUA e as novas tarifas sobre importação decretadas pelo governo de Donald Trump.

O Gráfico DXY, índice do dólar nos EUA, fechou com baixa de 0,57%, a US$ 107,32. 

No começo do dia, o BLS (Escritório de Estatísticas Trabalhistas) divulgou que o PPI (índice de preços ao produtor) cresceu 0,4% em janeiro. 

A alta ficou acima das expectativas de analistas, que previam um aumento de 0,3%. Já o núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis como energia e alimentação, subiu 0,3%. O resultado, assim como o do CPI (índice de preços ao consumidor), mexeu com as expectativas quando à política monetária dos EUA este ano.

“Acredito que o mercado não espera mais queda de juros no curto prazo nos EUA e está olhando mais para a bolsa, porque os resultados, em geral, devem continuar vindo positivos”, disse Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.

Ainda na linha dos dados econômicos, no Brasil o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que o varejo teve o maior crescimento em 12 anos, a 4,7%, sendo o oitavo ano de expansão e o ritmo mais intenso desde 2012. Apesar do resultado amplo, as vendas tiveram queda em dezembro.

O quesito comércio, inclusive, preocupa os investidores, por conta das novas tarifas de importação aos produtos estrangeiros nos EUA, decretadas pelo presidente Donald Trump nesta quinta-feira. 

O movimento causou cautela no mercado e deixou o Ibovespa oscilando, porém, a notícia de que os efeitos das tarifas não serão imediatos ajudaram o índice a virar, explicou Alexsandro Nishimura , Diretor da Nomos.

“A cautela diante da perspectiva de anúncio de tarifas recíprocas dos EUA trouxe volatilidade para o real, que chegou a ter desempenho contrário ao externo, onde o dólar se desvalorizou antes outras moedas”, indicou.

A nova medida foi oficializada por meio da assinatura de uma ordem executiva, que Trump afirmou ser uma forma de “equilibrar o campo de jogo”. As novas regras levarão em conta impostos, subsídios e outras práticas que o republicano considera injustas.

“As ações da Suzano e da Totvs foram destaques no Ibovespa, ambas colhendo a boa reação do mercado aos seus resultados do quarto trimestre de 2024. Em contrapartida, as empresas ligadas ao ciclo de consumo doméstico apresentaram baixa, após dados de consumo divulgados pelo IBGE mostrarem queda em dezembro”, disse Nishimura.

A Braskem (BRKM5)  liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 5,38%. Logo atrás, Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3) registraram altas de 3,35% e 3,19%, respectivamente.

Já na ponta negativa, BRF (BRFS3) liderou as perdas, caindo 3,76%. Em seguida, vieram  Automobilística (AMOB3) e Marfrig (MRFG3), com perdas de 3,70% e 3,21%.

Altas e Baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) valorizam

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançaram 0,28% e 0,11%, respectivamente. Prio (PRIO3) desvalorizou 1,57%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) subiu 0,13%. Gerdau (GGBR4) registrou alta de 0,46%. Usiminas (USIM5) valorizou 3,35%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com alta de 0,53% e baixa de 0,54%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com valorização 1,37% e desvalorização 1,65%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) caiu 1,13%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) subiram 2,45%. Casas Bahia (BHIA3) valorizou 1,37%.

Índices do exterior fecharam em alta

Os principais índices europeus tiveram desempenhos positivos nesta quinta-feira (13). O índice DAX, de Frankfurt, valorizou 2,12%, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 1,48%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,06%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq subiram 1,04% e 1,43%, respectivamente. Já o Dow Jones avançou 0,77%.

O post Ibovespa fecha em alta acompanhando o exterior; dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.