
A SpaceX apresentou, recentemente, o motor Raptor 3 de terceira geração para os foguetes da companhia. Com um design completamente remodelado, o motor reutilizável promete reduzir os custos e aumentar a segurança dos lançamentos do Starship, o maior foguete do mundo.
A SpaceX investe pesado no desenvolvimento de foguetes para realizar viagens espaciais de forma ainda mais eficiente e evitar que o Falcon 9 exploda novamente. Com o motor Raptor 3 de terceira geração, a companhia simplifica o design, ao mesmo tempo que reduz o peso e aumenta o impulso durante os lançamentos.
O motor Raptor 3 da SpaceX vai permitir os voos de sucesso dos megafoguetes da SpaceX. O novo motor é menor, se comparado aos antecessores, mas consegue apresentar maior potência ao mesmo tempo que é mais leve. Do mesmo modo, a companhia de Elon Musk garante que o novo modelo não precisa de escudos térmicos.
Motor Raptor 3 da SpaceX é a mais nova evolução da empresa de Elon Musk
De acordo com Elon Musk, o trabalho para criar o motor Raptor 3 da SpaceX foi gigantesco. Segundo o bilionário, a equipe de engenheiros teve um enorme trabalho para simplificar o motor adicionar um resfriamento regenerativo dos componentes, eliminando a necessidade de escudo térmico.
Como resultado o Raptor 3 não precisa de escudo térmico, eliminando a massa do escudo térmico e sua complexidade, assim como o sistema de supressão de chamas. Ele também é mais leve, possui maior impulso e mais eficiência que o Raptor 2. É verdadeiramente uma obra de arte
Elon Musk – CEO SpaceX


Leia Mais:
- Antenas Starlink da SpaceX são acopladas em drones
- Astronautas presos no espaço podem voltar à Terra só em 2025
- SpaceX começa a vender Starlink Mini que cabe numa mochila
Como é possível ver nas imagens, o motor Raptor 3 da SpaceX, realmente apresenta uma enorme evolução do design. Ao adicionar o sistema de resfriamento regenerativo dos componentes, Musk afirma que a equipe de engenheiros conseguiu reduzir o peso do motor ao remover o sistema de escudo térmico.
Além disso, sem o escudo também não há a necessidade de um sistema de supressão de chamas. Dessa forma, o motor Raptor 3 se torna mais leve e eficiente, reduzindo os custos do projeto. Por enquanto, a SpaceX afirma que o motor é mais potente do que o Raptor 2, mas ainda precisamos ver testes reais do Raptor 3 em funionamento.

Quanto mais, melhor!
Starlink tem concorrência! China começa a lançar seus próprios satélites
Fonte: Winfuture, Perplexity.AI