BC do México corta juros em 50 pb, a 9,50%, com melhora em inflação, mas alerta para tarifas

O Banco Central do México (Banxico) cortou a taxa básica de juros em 50 pontos-base (pb), de 10% para 9,50% ao ano. Quatro membros votaram por essa redução, enquanto um preferiu um corte menor, de 25 pb. Na reunião anterior, a opção foi por uma redução de taxas de 25 pontos-base.

Em comunicado, o Banxico afirmou que houve “significativo avanço na resolução do episódio inflacionário” e previu que o ambiente deve permitir que a instituição siga com o ciclo de redução da dos juros básicos, embora ainda em uma “postura restritiva”.

A instituição espera continuar ajustando a política e deve considerar cortes na taxa básica na mesma magnitude nas próximas reuniões.

O banco também “levará em conta os efeitos da fraqueza da atividade econômica, bem como o impacto da política monetária restritiva mantida até o momento sobre a evolução da inflação no horizonte de política monetária”.

Apesar disso, o Banxico alertou que os anúncios de políticas de tarifas do novo presidente dos Estados Unidos, de Donald Trump, aumentaram a incerteza nas projeções.

“Sua implementação pode gerar pressões inflacionárias em ambos os lados do balanço de riscos”, acrescentou a instituição.

O post BC do México corta juros em 50 pb, a 9,50%, com melhora em inflação, mas alerta para tarifas apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.