Os 10 Melhores Filmes de TERROR dos Anos 1960

o bebê de rosemary

Em mais de um século desde que o cinema surgiu, é notável como certos gêneros são tratados, até hoje, como representantes máximos da indústria fílmica – como os dramas, que normalmente dominam as temporadas de premiações e são caracterizados por especialistas e críticos como o suprassumo de tal criação artística.

Porém, é impossível desassociar os outros gêneros da história do cinema – algo que continua acontecendo quando voltamos nossa atenção para o terror.

Esses tipos de narrativa estão intrinsecamente ligadas à história da sétima arte, acompanhando suas revoluções técnicas e estilísticas e servindo de base para a eternização de obras de icônicos diretores – incluindo mestres como Quentin TarantinoAkira KurosawaMartin Scorsese, apenas para citar alguns. E, quando voltamos no tempo para os anos 1960, é muito interessante ver a popularização não apenas de terrores psicológicos como ‘Psicose’‘O Que Aconteceu a Baby Jane?’, como também uma aposta incisiva em filmes-B como ‘A Noite dos Mortos-Vivos’‘A Aldeia dos Amaldiçoados’.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando os melhores filmes de terror dos anos 60 para você conhecer ou revisitar.

Confira:

10. A PEQUENA LOJA DE HORRORES (1960)

pequena loja de horrores

Antes de ganhar uma icônica adaptação para os palcos da Broadway e uma releitura fílmica lançada nos anos 1980, ‘A Pequena Loja de Horrores’ teve sua origem nos anos 60, guiada por Jonathan Haze no papel principal e Roger Corman na cadeira de direção. Ganhando popularidade com o passar dos anos, o longa-metragem de fato marcou a cultura fílmica de Hollywood e é relembrada como um dos clássicos cult mais icônicos de todos os tempos – principalmente por seu teor cômico. A divertida e arrepiante trama funciona como uma espécie de farsa e é centrada em um assistente de florista que cultiva uma planta que se alimenta de sangue humano.

9. A ALDEIA DOS AMALDIÇOADOS (1960)

aldeia dos amaldiçoados

Na pacata vila britânica de Midwich, tudo e todos entram em um sono profundo por horas durante um dia misterioso. Meses depois, doze mulheres grávidas têm ao mesmo tempo seus filhos, com cabelos loiros idênticos e olhares penetrantes e assustadores. Essa é a trama do potente e surpreendente ‘A Aldeia dos Amaldiçoados’, que abriu a década de 1960 com força aplaudível e que estende suas influências até o dia de hoje. Contando com uma sequência direta e um remake lançado nos anos 1990, o filme chocou o público à época do lançamento e eternizou as habilidades invejáveis do diretor Wolf Rilla.

8. A TORTURA DO MEDO (1960)

a tortura do medo

Assim como tantos outros títulos do gênero, ‘A Tortura do Medo’ não teve a apreciação que merecia à época de seu lançamento nos cinemas. Porém, com o passar dos anos, esse clássico comandado por Michael Powell atingiu o status de filme cult, angariando uma legião de fãs que o revisitam ou o redescobrem ano após ano – e que levou os críticos a reavaliarem a produção. A trama, que traz elementos de suspense e horror psicológicos em um mesmo lugar, acompanha o traumatizado Mark Lewis, que sofria experimentos bizarros do pai cientista e estudante dos efeitos do medo quando era criança. Agora adulto, com seus pais já mortos, ele vira um psicopata que mata mulheres para gravar suas expressões de terror no momento da morte.

7. A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (1968)

a noite dos mortos-vivos

Se há um subgênero de terror que continua a fazer grande sucesso entre os fãs de terror, este é o de zumbis. E, muito antes de produções como ‘Resident Evil’‘Guerra Mundial Z’George A. Romero transformava tais narrativa em uma belíssima obra de arte através do atemporal ‘A Noite dos Mortos-Vivos’ – que marcou uma geração inteira ao explorar a condição derradeira do ser humano perante a si mesmo. Ganhando diversas releituras com o passar dos anos, a trama acompanhou um grupo de sobreviventes fica isolado em uma casa de fazenda enquanto um exército de zumbis comedores de carne humana paira sobre suas portas.

6. OS PÁSSAROS (1963)

Alfred Hitchcock não é considerado um dos melhores e mais influentes cineastas de todos os tempos por qualquer motivo – e, ao longo de sua carreira, eternizou clássicos do suspense e do terror. Dentre os títulos que encabeçou, ‘Os Pássaros’, sem sombra de dúvida, configura-se como uma de suas produções mais arrepiantes e envolventes. O enredo acompanha Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, que conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

5. O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE? (1962)

‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?’ pode não ser um filme de terror como esperaríamos encontrar numa lista como essa, mas é considerado um dos melhores suspenses psicológicos de todos os tempos e ajudou a calcar o gênero com força inigualável. Com direção de Robert Aldrich e conhecido por ser a primeira e única colaboração das divas Joan Crawford e Bette Davis, a produção acompanha Jane Hudson, uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como Baby Jane. Depois de um acidente, ela caiu no ostracismo e, já adulta, vive trancafiada na casa que divide com sua irmã Blanche. Destinada a voltar aos palcos, a atriz vai tentar retomar o personagem que a fez famosa – nem que para isso precise passar por cima de algumas pessoas bem próximas.

4. PERSONA (1966)

persona

Tudo bem, você pode achar estranho que ‘Persona’ tenha aparecido em uma lista de filmes de terror – mas a magnum opus de Ingmar Bergman faz uma delineação tão surpreendente entre o drama psicológico e o horror psicológico, que é possível colocá-lo em listas desse tipo. O filme sueco, lançado em 1966 e estrelado por Bibi AnderssonLiv Ullmann, mergulha de cabeça na psique humana ao analisar temas como dualidade, insanidade e identidade pessoal – além de abrir espaço para discussões taxadas como “tabus” à época. O estilo avant-garde da produção reiterou a importância de Bergman no cenário da sétima arte e permitiu que o cinema se lançasse a experimentalismos e a amálgamas ousados e interessantes.

3. REPULSA AO SEXO (1965)

repulsa ao sexo

Apesar das inúmeras polêmicas e controvérsias envolvendo o nome de Roman Polanski, é inegável o impacto que o diretor causou na sétima arte – e em diversos gêneros. Em 1965, ele daria vida ao thriller psicológico de horror ‘Repulsa ao Sexo’, que conquistou inúmeros prêmios e um aclame generalizado por parte da crítica (algo um tanto quanto difícil em meio à predominância do drama e do neo-noir que despontava no cinema). A trama acompanha Carol Ledoux, uma mulher deslumbrante e desejada, mas muito reprimida sexualmente. Quando fica sozinha em seu apartamento, ela entra em uma profunda depressão e passa a ter assustadoras alucinações com estupros e atos de violência.

2. O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)

Mesmo na cenário contemporâneo, ‘O Bebê de Rosemary’ tem a capacidade inigualável de assustar espectadores ao redor do mundo. O filme é responsável por uma série de mudanças profundas no escopo do terror na sétima arte, sagrando-se um dos títulos responsáveis pela popularização do horror psicológico, além de abrir portas pela fascinação dos realizadores cinematográficos por demônios e temas relacionados. Na trama, um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.

1. PSICOSE (1960)

Sim, Hitchcock está merecidamente de volta à nossa lista, visto que ‘Psicose’ não é considerada sua obra-prima por qualquer motivo. Lançado em 1960, o filme teve em recepção mista por parte dos críticos em virtude dos controversos temas sobre o qual tratava, mas tornou-se um sucesso de bilheteria ao arrecadar surpreendentes US$50 milhões mundialmente. Conquistando quatro indicações ao Oscar, a trama acompanha uma mulher que, após roubar milhares de dólares, foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

The post Os 10 Melhores Filmes de TERROR dos Anos 1960 first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.