XP ajusta projeção para a Selic em 2025

real_digital

Um mercado relativamente equilibrado, sobre uma ponte de “gelo fino”, é o cenário que a equipe de Macro Research da XP aponta para o futuro, algo que deve se prolongar até as eleições de 2026. Na visão dos economistas da casa, 2025 será um período com inflação acima da meta, dívida pública em alta e menor crescimento da economia.

Sendo assim, a XP ajustou sua projeção para o patamar limite da Selic (taxa básica de juros) ao final do ano, com o BC (Banco Central) diante de um tom mais duro, até agora,  na condução da política monetária. 

A expectativa do banco é de elevações na casa de 1 p.p., 0,75 p.p. e 0,50 p.p. nas próximas três reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). “O Copom poderá interromper o ciclo mais cedo do que esperamos se a taxa de câmbio se estabilizar e a desaceleração econômica se intensificar”, ponderam os economistas.

Neste sentido, a XP também projetou que o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano tende a avançar 2%, após aumento (projetado) de 3,6% em 2024. A equipe acredita que a atividade seguirá a arrefecer em 2026, com PIB crescendo a 1% no ano eleitoral, “em meio aos efeitos defasados da política monetária contracionista”.

A trajetória da inflação também continua sendo uma preocupação central. A XP observou que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) deve chegar a 6,1%, acima do centro da meta. Somente em 2026, com os impactos da política monetária fazendo efeito, a inflação deve desacelerar para 4,5%.

XP recomenda ações para lucrar na última semana de janeiro

A XP Investimentos, manteve em sua carteira de ações suas apostas nos setores  elétrico, de seguros, mineração, bancário e industrial para a última semana de janeiro, como mostrou relatório publicado neste domingo (26).

Como apurou o portal E Investidor, do Estado de São Paulo, Felipe Perigolo assina o relatório da XP e manteve a recomendação para as ações da   Cemig (CMIG4), BB Seguridade (BBSE3), Vale(VALE3), Itaúsa (ITSA4) e Embraer (EMBR3).

Para o especialista, as ações foram selecionadas baseadas em critérios específicos como: retornos passados, médias, volatilidade, relação risco retorno, entre outros.

Na semana que passou, a carteira da XP teve uma valorização de 0,13% enquanto o Ibovespa avançou 0,08% nesse período. Desde seu início, em junho de 2021 até a sexta-feira (24) a recomendação semanal da XP sobre 39,97% e o Ibovespa recua 4,27%.

O post XP ajusta projeção para a Selic em 2025 apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.