Criptomoedas: bitcoin opera em queda no aguardo de fala de líder do governo em ativos digitais

O bitcoin operava em queda, em sessão com grande volatilidade, enfrentando dificuldades para definir uma tendência clara. Investidores ainda avaliam os impactos das políticas comerciais de Donald Trump sobre o mercado de criptomoedas e aguardam novos posicionamentos dos Estados Unidos sobre os ativos digitais, que podem ser apresentados em participação de David Sacks, líder de IA e cripto do governo norte-americano, em evento no Senado.

O bitcoin era negociado a US$ 100.595,23, em queda de 0,30% nas 24 horas até 16h30 (de Brasília), segundo a Binance. Já o ethereum avançava 3,69%, a US$ 2.847,12.

Nomeado “czar das criptomoedas dos EUA, Sacks iniciou há pouco coletiva com o objetivo de reforçar a liderança dos Estados Unidos no setor global de criptomoedas. Espera-se que o evento descreva as principais prioridades de Sacks para a indústria de ativos digitais, incluindo a meta do governo Trump de estabelecer os EUA como um líder global no espaço.

Para Ryan Lee, da Bitget Research, as novas políticas de Trump podem representar uma “faca de dois gumes” para os ativos digitais. Ele destacou que a criação de um fundo soberano nos EUA poderia impulsionar os preços das criptos no longo prazo, mas alertou que as tensões comerciais “podem desencadear grandes vendas no mercado, e o bitcoin não está totalmente imune a essas correções”.

Segundo a analista técnica da Ripio Ana de Mattos, a criação de um “estoque” de bitcoin pelo governo dos EUA gerou incertezas no mercado cripto. Embora houvesse expectativa pela formação de uma reserva de bitcoin, a decisão anunciada pelo governo envolveu apenas a manutenção de ativos já apreendidos, o que, para a analista, “é mais estratégico do que parece”. Mattos ressalta que isso não implica necessariamente novos aportes, levantando dúvidas sobre os próximos passos da política americana para as criptomoedas.

Para fevereiro, a especialista destaca que o mercado seguirá atento a “novos avanços regulatórios e institucionais”, além da reação às políticas monetárias dos EUA, em um cenário de juros ainda elevados. Com a volatilidade permanecendo como fator central, ela alerta que “cautela e estratégia serão essenciais para negociar cripto”.

O post Criptomoedas: bitcoin opera em queda no aguardo de fala de líder do governo em ativos digitais apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.