Opep+ mantém plano de aumentar a produção em abril

Petróleo Prio
Petróleo / Foto: Freepik/Petróleo

A Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) oficializou, na segunda-feira (3), a proposta de elevar a produção de petróleo a partir de abril, mesmo diante dos apelos do presidente norte-americano, Donald Trump, por uma redução no preço dos combustíveis.

Atualmente, a Opep+ está reduzindo a produção em 5,85 milhões de barris por dia (bpd), aproximadamente 5,7% da oferta global, conforme um plano formulado em 2022, que prevê cortes de produção em diversas etapas.

Em dezembro de 2024, a Opep+ estendeu sua última rodada de cortes até o primeiro trimestre de 2025, adiando para abril o plano de aumento da produção. A mudança no cronograma foi a mais recente de uma série de adiamentos, reflexo da fraca demanda por petróleo, segundo o Valor.

Petróleo: Opep+ mantém previsão de aumento da demanda global em 2025

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) manteve a previsão para o crescimento da demanda global pelo petróleo este ano, no número estimado de 1,45 milhão de barris por dia (bpd). 

Caso a previsão se confirme, o consumo global de petróleo somaria 105,2 milhões de bpd em 2025, conforme relatório mensal divulgado nesta quarta-feira (15).

A estimativa da Opep é que em 2026, a demanda tenha aumento de 1,43 milhão de bpd na demanda, a 106,63 milhões de bpd. 

Os países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) devem registrar aumento de cerca de 110 mil bpd este ano e de aproximadamente 120 mil bpd no próximo, conforme projeção da Opep. 

Enquanto isso, fora da OCDE, espera-se uma alta próxima de 1,34 milhão de bpd em 2025 e de 1,31 milhão em 2026.

Já nos países fora da Opep+, a estimativa segue sendo de aumento da oferta de petróleo em 2025, em 1,11 milhão de bpd. De acordo com o cartel, as maiores contribuições serão dos EUA, Brasil e Canadá.

O post Opep+ mantém plano de aumentar a produção em abril apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.