Colheita de soja do Paraná atinge 23% da área plantada

soja
Foto: Freepik/Soja

Na safra 2024/2025, o Paraná, um dos três maiores estados produtores de soja do Brasil, colheu 23% das oleaginosas plantadas no período. A informação foi emitida pelo Deral (Departamento de Economia Rural) que citou preocupação com a chuva em determinadas áreas.

“As precipitações recentes beneficiaram apenas as lavouras de soja mais novas, que representam uma parcela pequena da produção”, comunica um relatório do governo do Estado. As lavouras em fase final de colheita não registraram aumento na produção, apesar do volume de chuvas.

Segundo informações da agência Reuters, a safra do Paraná de 2024 e 2025 está projetada em 21,34 milhões de toneladas, uma alta de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2024, o Paraná registrava uma colheita em 25% da área de plantio, indicando um ritmo semelhante.

Safra de milho

O Deral também informou que o plantio de milho da segunda safra atingiu 28% da área projetada, enquanto a colheita da primeira safra de cereal teve um avanço de 11% com relação ao total previsto.

A segunda safra está estimada em 15,53 milhões de ton, configurando aumento de 24% em comparação ao ciclo anterior, com saldo de intempéries. O excesso de chuvas tem dificultado a aplicação de defensivos contra pragas e doenças na soja, segundo o departamento.

Soja: preço volta a cair com chegada da colheita e queda do dólar

O preço da soja no Brasil voltou a cair nesta segunda-feira (27), de acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). No Porto Paranaguá (PR), a média foi de R$ 132,29 por saca de 60 kg, o que representa queda de 1,58% em relação à sexta-feira (24).

No acumulado do mês, houve uma queda de 5,11%. Esse recuo reflete tanto a entrada da nova safra, especialmente no Paraná, quanto a desvalorização do dólar, apontam pesquisadores do Cepea. O clima favorável traz avanços para a colheita no sul do Mato Grosso do Sul e no Paraná.

No entanto, a chuva no Cerrado e a seca no Sul causam lentidão na colheita dessas regiões, o que impede uma queda ainda maior nos preços.

O post Colheita de soja do Paraná atinge 23% da área plantada apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.