Navegador Opera Air incentiva uso saudável da internet

O navegador Opera anunciou o Opera Air, um novo browser voltado ao bem-estar digital ds usuários. Dessa forma, o software incorpora funcionalidades inspiradas em aplicativos de mindfulness, incluindo exercícios de respiração, meditação e trilhas sonoras com batidas binaurais para melhorar a concentração.

De acordo com detalhes revelados pelo Opera, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma experiência de navegação mais equilibrada. Além disso, pretende reduzir os impactos do uso prolongado da internet.

Foto: Divulgação/Opera

O Opera Air ainda está em acesso antecipado, mas disponível para download por meio do site oficial da Opera por meio deste link.


O Opera Air apresenta um design minimalista, priorizando uma interface leve. Entre os principais recursos, estão quatro modos de pausa: respiração, alongamento cervical, meditação e escaneamento corporal. Essas atividades variam de três a 15 minutos e podem ser iniciadas manualmente ou por meio de um temporizador configurável.

A funcionalidade “Take a Break” funciona como um indicador de tempo de uso, sinalizando quando é necessário descansar. O navegador também permite desativar essa ferramenta caso o usuário prefira. Além disso, o modo de alongamento cervical pode utilizar a câmera para orientar a postura do usuário durante os exercícios.

Leia mais

  • Opera: concurso levará internautas para cenário paradisíaco na Noruega
  • Opera cresce 31% entre usuários de iOS e disponibiliza Aria sem a necessidade de login
  • Opera torna bloqueador de anúncios no Android mais eficiente

Navegador Opera Air integra som e inteligência artificial

Outro diferencial do Opera Air é a ferramenta Boosts, que combina músicas, sons ambientes e batidas binaurais para aumentar a produtividade ou relaxamento. Os usuários podem personalizar a frequência dos áudios e definir a duração do efeito, que varia de 15 minutos até o tempo ilimitado.

O navegador também mantém a barra lateral flutuante com atalhos para o assistente de IA Aria, além de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Messenger. De acordo com Mohamed Salah, diretor sênior de produto da Opera, o objetivo é oferecer uma alternativa mais equilibrada de navegação, com base em estudos sobre os efeitos do consumo contínuo de conteúdo online.

Inicialmente, os recursos guiados do Opera Air estão disponíveis apenas em inglês, mas a empresa já trabalha para expandir o suporte a outros idiomas. A abordagem focada em mindfulness marca um novo posicionamento da Opera, que já oferece navegadores voltados para produtividade e games.

Fonte: Tech Crunch

Conteúdo Relacionado
Opera Modo de Escrita 2.0

Mais uma opção!

Opera lança Modo de Escrita 2.0 com melhorias em sua IA Integrada

Adicionar aos favoritos o Link permanente.