Microsoft apaga dica que facilitava instalação de Windows 11 sem TPM 2.0

Sendo um sistema operacional (SO) sempre envolto em polêmicas, desta vez relatamos um caso no mínimo curioso: Microsoft apaga dica oficial que facilitava instalação de Windows 11 sem TPM 2.0.

Sim, você não entendeu errado. Uma das maiores polêmicas do SO mais atual da Microsoft, que é a obrigatoriedade de possuir TPM 2.0 (Trusted Platform Module 2.0), tinha chegado numa fase mais amena há poucos meses, quando a própria companhia havia publicado um passo a passo para você instalar o software sem essa tecnologia.

Porém, do mesmo jeito que a posição aparentemente amena da gigante da tecnologia chegou sem muitos avisos, também foi deletada com menos indícios ainda. A Microsoft simplesmente eliminou da face da Terra o posicionamento oficial para você instalar o Windows 11 sem TPM 2.0.

E, para quem não sabe o que é TPM 2.0, nada mais é do que um microcontrolador criado para guardar dados sensíveis, como senhas e chaves, aumentando a segurança da sua máquina… em tese.

Normalmente, PCs mais antigos não contam com esse componente, limitando quais máquinas podem ser equipadas com o SO da Microsoft.

Leia mais

  • Auto HDR volta a funcionar no Windows 11, mas somente com atualização manual
  • Microsoft lança recurso secreto de compartilhamento de arquivos no Windows 11
  • Windows 11 melhora integração com iPhones

Sem avisos, Microsoft apaga dica que facilitava instalação de W11 sem TPM 2.0

Normalmente, gamers com placas de vídeo modernas acabam instalando o Windows 11 para usar alguns recursos recentes; contudo, tirando esse grupo, os entusiastas de tecnologia são os que atualizam com frequência suas máquinas.

Pessoas que usam PCs de escritório, ou mesmo aquela velha máquina da família que passa de geração a geração, acabaram ficando de fora da lista de compatibilidade oficial.

Obviamente, como estamos falando de computadores, sempre tem um jeito de driblar o bloqueio e instalar o sistema operacional mesmo sem TPM 2.0, mas não são mais recomendações da própria desenvolvedora, como acontecia até poucos dias.

Em dezembro de 2024, a empresa reforçou que manterá exigência do componente que visa segurança. Portanto, com a novidade explicada nesta matéria, parece que realmente não facilitarão a vida daqueles que quiserem usar o Windows em uma máquina antiga.

É seguro afirmar que se a pessoa não entender um pouco sobre tecnologia para seguir um tutorial e evitar o bloqueio, não conseguirá usar o SO e terá que se contentar com o Windows 10.

Em casos de computadores para trabalho, principalmente em escritórios de pequeno e médio porte, terão que comprar máquinas mais modernas para se adequar aos requisitos do software.

E aí? O que achou do posicionamento da Microsoft? Compartilhe as suas experiências e o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Via: Adrenaline

Adicionar aos favoritos o Link permanente.