10 Clássicos dos anos 90 Indicados ao Oscar – para Relembrar e Curtir na Netflix!

Não se fala em outra coisa a não ser nas indicações ao Oscar. Enquanto os cinéfilos correm para assistir a todos os nomeados desta edição, por aqui gostamos também de relembrar o passado e dar dicas sobre filmes vencedores ou indicados em edições passadas do maior prêmio do cinema. Esses são filmes que entraram para a história e se tornaram amados por todos.

O Oscar tem esse poder, afinal são selecionados os filmes considerados os melhores de cada ano. Desta forma, esperamos que muito em breve, os indicados desta edição possam se tornar tão inesquecíveis quanto os demais do passado.

Nessa nova matéria iremos direto para o passado, para os anos 90, época muito celebrada por todos os nostálgicos que nela viveram. Para a missão de recomendar os clássicos do período que molharam um pé, os dois ou mergulharam de cabeça em indicações e vitórias no Oscar, contaremos com a ajuda do streaming número 1 no mundo: a Netflix. Na plataforma da empresa, selecionamos dez produções dos anos 90 indicados ao Oscar para você conhecer, relembrar e o mais importante: desfrutar destas produções memoráveis. Confira abaixo e celebre a época do Oscar.

Leia também: 10 Clássicos dos Anos 90 Indicados ao OSCAR – para Relembrar e Curtir na Amazon Prime Video

Central do Brasil

Cada plataforma de streaming possui seu próprio clássico brasileiro indicado ao Oscar. Na matéria recente sobre as dicas de filmes dos anos 90 indicados ao Oscar na Amazon Prime Video, abrimos com ‘O que é isso, Companheiro?’, longa de 1997 nomeado na categoria de produção estrangeira. Logo no ano seguinte, o Brasil emplacava de novo com este ‘Central do Brasil’, filme emocionante sobre uma ex-professor que lê cartas para analfabetos na estação de trem. A obra tem uma ligação íntima com ‘Ainda Estou Aqui’, pois foi dirigida pelo mesmo Walter Salles, e estrelada por Fernanda Montenegro, a mãe de Fernanda Torres, que igualmente foi indicada ao Oscar de melhor atriz.

O Resgate do Soldado Ryan

Na lista da Amazon, selecionamos ‘A Lista de Schindler’. Aqui, escolhemos outro filme de Steven Spielberg, igualmente impactante e que fala sobre os horrores da guerra. A diferença é que ‘O Resgate do Soldado Ryan’ nos joga diretamente dentro do campo de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial. Nunca anteriormente um filme do gênero foi tão realista em seu retrato de um conflito. O épico recebeu nada menos que 11 Oscar, incluindo melhor filme (o qual perdeu para ‘Shakespeare Apaixonado’, dá para acreditar?) e saiu com cinco estatuetas daquela noite, incluindo melhor diretor.

Jerry Maguire – A Grande Virada

Se você for um fã de cinema mais jovem, talvez não saiba que antes de ser um astro dos filmes da ação, Tom Cruise protagonizava todo tipo de filme, incluindo dramas prestigiados que terminavam no Oscar. Tá certo, tem tempo que o ator prefere as ousadas cenas que desafiam a morte, mas é só dar uma olhada em sua filmografia, que encontraremos verdadeiras preciosidades. Como este ‘Jerry Maguire’, uma comédia romântica dramática de alto conceito que quase não vemos nos dias de hoje.

Cruise vive um agente esportivo que larga o emprego e resolve construir sua própria agência. Na pior, ele conta com a ajuda de uma colega de trabalho e um único cliente que lhe confiou a carreira. O longa foi indicado a melhor filme do ano em 1997, além de outras quatro, incluindo melhor ator para Cruise, e saiu vitorioso de melhor coadjuvante (Cuba Gooding Jr.).

O Exterminador do Futuro 2

Chamar ‘O Exterminador do Futuro 2’ de revolucionário é pouco. Se o mundo fosse justo, o longa de James Cameron teria sido indicado para melhor filme no Oscar. Hoje, o feito de um blockbuster de qualidade entrar para melhor filme é mais fácil, já que temos 10 filmes indicados. É claro que nos quesitos técnicos, ao menos, o filme levou tudo. ‘O Exterminador do Futuro 2’ ainda hoje é considerado um dos filmes mais queridos da história da sétima arte, e isso sem dúvida é o maior prêmio que o cinema pode receber. O filme recebeu seis indicações ao Oscar, e levou quatro, incluindo, é claro, efeitos visuais.

Pulp Fiction – Tempo de Violência

Quando falamos sobre os melhores filmes dos anos 90, ‘Pulp Fiction’ certamente precisa estar na conversa. O filme surgiu como um tsunami divisor de águas não apenas na carreira do diretor Quentin Tarantino, como também na história da sétima arte. O cineasta já havia entregue um filme antes, ‘Cães de Aluguel’, mas seria ‘Pulp Fiction’ a sua evolução natural como realizador. Tanto que muitos, como este que vos fala, ainda o têm como o melhor filme do diretor – e numa filmografia impecável, isso não é pouca coisa. ‘Pulp Fiction’ recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, diretor e o trio de atuações (John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman). Saiu vitorioso na categoria de roteiro.

Perfume de Mulher

Quando o filme é bom, precisamos recomendar mais de uma vez. ‘Perfume de Mulher’ está disponível também na plataforma da Amazon Prime Video, e já o recomendamos por lá. Mas eis que o filme também está disponível na Netflix, fazer o que? Sorte dos assinantes, que não precisam brigas, tem show de atuação de Al Pacino para todo mundo. Mas você sabia que ‘Perfume de Mulher’ é na verdade o remake de um filme homônimo italiano de 1974. A versão americana foi também a redenção da Academia para o monstro sagrado Pacino, que já havia sido nomeado anteriormente nada menos que seis vezes e finalmente levaria por este filme. No mesmo ano, Pacino também estava indicado como coadjuvante por ‘O Sucesso a Qualquer Preço’. ‘Perfume de Mulher’ estava indicado também para melhor filme e em outras duas categorias.

O Espelho tem Duas Faces

Os mais novos talvez não saibam, mas Barbra Streisand foi uma das maiores estrelas de Hollywood durante as décadas de 1970. Ela já colecionava sucessos no fim dos anos 60, e no início dos anos 80, ainda emplacava em produções de prestígio. A atriz chegava à década de 90 como diretora, entregando o celebrado ‘O Príncipe das Marés’, indicado a 7 Oscar em 1992, incluindo melhor filme. Streisand só voltaria a dirigir um longa em 1996, com este ‘O Espelho tem Duas Faces’, romance no qual faz par com Jeff Bridges. O longa foi indicado para melhor coadjuvante (Lauren Bacall) e canção.

A Máscara do Zorro

Além de um dos melhores diretores de todos os tempos, Steven Spielberg é também um grande produtor, daqueles em que tudo o que toca vira ouro. Spielberg tem uma queda em particular pela cultura pop – afinal, ele é o eterno Peter Pan. Assim, como resistir à adaptação em forma de blockbuster de um dos heróis mais clássicos do entretenimento. ‘Zorro’ retornava em grande estilo no fim dos anos 90, com Antonio Banderas como protagonista, Anthony Hopkins como o antigo e herói, e apresentando Catherine Zeta-Jones. Um filmaço de ação e aventura à moda antiga. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: melhor som e edição de som.

A Família Addams

Uma das maiores produções do início dos anos 90, a família Addams voltava com tudo, ganhando tratamento de blockbuster. Tudo no filme salta aos olhos, em especial a fantástica direção de arte, que nos leva em grande estilo para a mansão da família mais bizarra da cultura pop.  Os anos 90 tinham essa mágica, que trazer um material antigo, fosse de qualquer outra mídia, para o nosso mundo com o peso e a veracidade. Um grande elenco dando tudo de si, ‘A Família Addams’ é mesmo um filme inesquecível. E ele foi indicado para o Oscar de melhor figurino, mas também merecia direção de arte.

A Família Addams 2

Dois anos depois, seríamos brindados com a continuação, ‘A Família Addams 2’. Esta sequência é uma digna companhia ao filme original, daquelas que não conseguimos dizer qual é o melhor ou qual preferimos. Os filmes se completam e parecem mesmo parte um do outro. O que podemos dizer é que esta sequência levou os Addams e a história para caminhos não explorados antes, adicionando muitas novidades na mistura. Por exemplo, temos a ótima personagem da babá homicida, a vilã do novo filme, que casa com o tio Funério e o separa da família. Ao mesmo tempo, temos Wandinha e Feioso isolados contra à vontade em um acampamento de verão. Impagável. Agora sim, a continuação foi indicada para melhor direção de arte no Oscar.

The post 10 Clássicos dos anos 90 Indicados ao Oscar – para Relembrar e Curtir na Netflix! first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.