10 filmes dançantes que vieram antes do Tiktok chegar ao mundo!

Antes da criação do Tik Tok – que em seu início era marcado por muitas danças feitas por anônimos de todo o planeta – muitos filmes já amarravam suas narrativas através da dança, tendo essa arte cultural como força para explorar dramas e dilemas. Voltando no tempo e resgatando algumas dessas obras, segue abaixo uma lista maravilhosa:

 

Dirty Dancing

Quem nunca escutou em alguma rodinha cinéfila ‘Ninguém deixa a baby de lado’? Quase no início da década de 90, chegou aos cinemas Dirty Dancing, dirigido pelo cineasta nova-iorquino Emile Ardolino, que conta a história de um esforçado dançarino (Patrick Swayze) que se apaixona por uma jovem, Baby (Jennifer Grey), que vem de uma família tradicional. Lutando por esse amor contra todos que são contrários, vamos percorrendo cenas dançantes e demonstrações de amor e carinho que ficam pra sempre em nossos corações.

 

Dança Comigo?

Lançado em 2004 como um forte blockbuster na época, estrelado por Richard Gere e Jennifer Lopez, Dança Comigo? Mostra a saga de um homem bem sucedido mas que percebe que algo falta em sua vida até se deparar com aulas de dança. O projeto tem uma cena de tango entre os protagonistas muito bem filmada. O filme é uma adaptação do filme japonês Shall We Dansu? de Masayuki Suô.

 

Flashdance

Dirigido pelo britânico Adrian Lyne e lançado no início da década de 80, vencedor na categoria de melhor canção original (Flashdance What a Feeling) do Oscar, Flashdance fala sobre os sonhos e como não devemos desistir deles. O foco é em Alex, uma jovem durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate que tem o sonho de entrar em uma prestigiada academia de dança.

 

Moulin Rouge

Dinâmico, objetivo, empolgante. No início dos anos 2000, o cineasta australiano Baz Luhrmann trouxe para os cinemas uma obra que fala sobre o amor em um contexto de outros séculos, por dentro da boemia e das questões que se amontoam sobre as classes sociais. Moulin Rouge, possui um narrador personagem detalhista, engraçado, atrapalhado, apaixonado, que transforma sentimentos em palavras. Seguindo lema de que: ‘A grande coisa que aprenderá na vida é amar’, somos testemunhas do contraponto do mágico com o trágico numa Paris quase em 1900. Protagonizado por Nicole Kidman e Ewan McGregor, esse musical está guardado nos corações de muitos cinéfilos.

 

Footloose

Dirigido por Herbert Ross e com roteiro assinado por Dean Pitchford, no início da década de 80 chegaria aos cinemas um dos filmes mais marcantes da carreira do excelente ator Keven Bacon, Footloose – Ritmo Louco. Figura carimbada em várias sessões da tarde ao longo dos anos, o filme, de pouco mais de duas horas de projeção, o projeto mostra um jovem que chega a um lugar onde descobre que o conselho da cidade baniu a dança e o rock da cidade, assim ele conta com amigos para tentar reverter a situação.

 

Os Embalos de Sábado à Noite

Na trama, conhecemos Tony Manero (John Travolta), um jovem perto dos 20 anos, morador de uma Nova Iorque no final dos anos 70, sem sonhos de estudos no futuro, perdido na ilusão de sua rotina de farra com os amigos. Ele trabalha numa loja de construção e faz parte de uma família conservadora, descendentes de italianos, religiosa, inclusive com o irmão padre. Suas discussões em casa são frequentes, parecem não se entenderem, principalmente com o pai que está desempregado. Quando chega à noite, Tony ajeita o topete, pega sua melhor roupa e vai com os amigos arruaceiros para a pista de dança de uma badalada boate local onde arrasa nas pistas de dança. Um dia conhece Stephanie (Karen Lynn Gorney) com quem treinará para participar de um concurso de dança, uma mulher que vai fazê-lo aos poucos refletir sobre a vida que leva.

 

Billy Elliot

Aclamado filme lançado nos cinemas há 22 anos atrás, o projeto dirigido por Stephen Daldry conta a saga de um adolescente que enfrenta o preconceito de muito ao seu redor quando resolve se dedicar à dança em uma Inglaterra no meados da década de 80. Indicado ao Bafta e ao Oscar em algumas categorias.

 

Cantando na Chuva

Na trama, conhecemos a trajetória do simpático Don (Gene Kelly), já no final da década de 20, antes num início meteórico como dublê, depois ao lado de Lina (Jean Hagen) formam o casal mais badalado no universo das artes, em uma Hollywood repleta de glamour. Certo dia, Don conhece a atriz Kathy (Debbie Reynolds), e logo se apaixona perdidamente, ao mesmo tempo em que o mundo do cinema passa por uma enorme transformação: os filmes mudos parariam de existir e o cinema falado ocuparia todo o espaço. Nessa transição difícil para os artistas da época, acompanhamos Don ao lado de Debbie e do amigo de longa data Cosmo (Donald O’Connor) em busca de se manterem na cena artista norte-americana.

 

Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Ambientado no final da década de 1950, o filme nos mostra a estrada de sentimentos e conflitos que enfrentam Danny e Sandy. O longa-metragem é estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John.

 

The Rocky Horror Picture Show

Esse musical lançado em meados dos anos 1970 marcou gerações! Na trama conhecemos uma casal de namorados que após ter um problema com o carro acabam indo para numa mansão misteriosa de um cientista.

 

The post 10 filmes dançantes que vieram antes do Tiktok chegar ao mundo! first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.