Rebeca e Flavia foram as atletas que mais ganharam seguidores na Olimpíada; veja ranking

A maior vencedora olímpica brasileira da história, Rebeca Andrade também liderou a atenção nas redes sociais ao ganhar 8,7 milhão de novos seguidores em sua página no Instagram. Os dados são de um levantamento feito pela agência de marketing de influência NetCos para o site IstoÉ Dinheiro.

Dentre os 10 maiores crescimentos, 7 foram em paginas de atletas mulheres. A maioria dos destaques também foram vencedores de medalhas – o único atleta que entrou para o ranking sem pisar em um pódio foi o mesatenista Hugo Calderano.

+Olimpíada x PIB: Compare quadro de medalhas com o ranking das maiores economias

Segundo os dados, os atletas ganharam mais de 28 milhões em todas suas páginas somadas.  Confira o ranking:

Atleta Perfil Instagram Crescimento Seguidores durante a cerimônia de abertura Seguidores em 12/8/2024
Rebeca Andrade @rebecarandrade 8.700.000 2.700.000 11.400.000
Flávia Saraiva @flavialopessaraiva 4.000.000 1.100.000 5.100.000
Beatriz Souza @_beatrizsouzaar 3.288.500 11.500 3.300.000
Rayssa Leal “Fadinha” @rayssalealsk8 2.800.000 6.400.000 9.200.000
Júlia Soares @juju_bsoares 2.648.000 52.000 2.700.000
Gabriel Medina @gabrielmedina 2.800.000 11.400.000 14.200.000
Lorrane Oliveira @loloo_santos 1.756.000 144.000 1.900.000
Jade Barbosa @jade_barbosa 1.142.000 758.000 1.900.000
Hugo Calderano @hugocalderano 730.000 270.000 1.000.000
Caio Bonfim @caiobonfims 452.900 15.100 468.000

Mais seguidores podem trazer mais investimento

O número de seguidores é normalmente associado a maiores chances de venda de espaço de publicidade. O canal de streaming de YouTube CazéTV chegou a fazer campanhas para aumentar a quantidade de fãs nos perfis dos atletas.

“A gente sabe que engajamento e número de seguidores é importante para uma posição de influência e relevância mais forte nas redes sociais”, disse Fabio Medeiros, Head de Conteúdo da CazéTV, ao portal F5.

Para Marta Cardoso, head de Data da NetCos, os seguidores são apenas parte do necessário para atrair mais marcas para anunciar com os atletas. Segundo a executiva, é preciso que os perfis consigam alcançar uma conexão real com seu público.

“Na conexão estabelecida a partir da identificação, a inspiração tende a representar taxas de conversão em campanhas publicitárias muito mais altas, o que aumenta o valor percebido do atleta”, explica Medeiros.

A executiva também destaca que, caso seja bem-sucedida a criação desta relação com o público, é possível que os atletas tenham ganhos por um tempo mais longo, inclusive após sua aposentadoria.

“Um atleta de elite tende a ter uma carreira ‘curta’ no esporte”, diz. “Aqueles atletas que conseguirem criar conexão com esse novo público observarão seu trabalho reverberando além da visibilidade sazonal dos grandes torneios.”

O post Rebeca e Flavia foram as atletas que mais ganharam seguidores na Olimpíada; veja ranking apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.