Fábio Sanches, professor da UFJF, morre aos 51 anos

Fábio Sanches, professor da UFJF, morre aos 51 anos

fabio sanches
(Foto: Arquivo pessoal)

Morreu, na manhã desta terça-feira (28), aos 51 anos de idade, o climatologista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio Sanches. Até o momento, a causa do óbito ainda não foi divulgada. O enterro acontecerá em São Roque, no estado de São Paulo, conforme divulgou a Universidade.

Em nota, a UFJF prestou solidariedade à família, amigos, colegas e alunos do professor, “cuja trajetória deixa um exemplo de dedicação ao ensino, à pesquisa e ao avanço do conhecimento científico”. A Associação Brasileira de Climatologia, em seu perfil no Instagram, também comunicou o ocorrido, se solidarizando com os amigos e familiares.

  • LEIA MAIS notícias de Juiz de Fora aqui

Trajetória acadêmica

Fábio graduou-se em Geografia pela Universidade de Sorocaba em 1996. Em 2002, concluiu o mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté, onde investigou os efeitos da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, nas precipitações locais. Posteriormente, em 2013, obteve o doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com foco nos impactos das mudanças climáticas sobre a dinâmica da arenização no sudeste do estado.

Na UFJF, além de suas contribuições no ensino de graduação, atuou como docente nos Programas de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFJF) e em Ambiente Construído (PROAC/UFJF). Exerceu também a função de professor visitante no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGG/UFGD).

Em seu legado acadêmico, Sanches trabalhou com pesquisas voltadas à variabilidade climática, mudanças climáticas e eventos extremos, além da influência de lagos artificiais e reservatórios hídricos na climatologia local. Com reconhecimento de ser um dos principais pesquisadores do Brasil sobre esses temas, atuou na Associação Brasileira de Climatologia, onde foi Diretor-Secretário (2014-2016), Diretor-Presidente (2016-2018) e membro do Conselho Deliberativo (2018-2020).

Além disso, contribuiu como editor em importantes revistas científicas, como a Revista Brasileira de Climatologia e o International Journal of Climatology, além de atuar como revisor para periódicos renomados.

Fábio também foi fonte para diversas matérias da Tribuna que tratavam sobre as variações do clima em Juiz de Fora. Sempre solícito e atencioso, o professor não hesitava em atender diferentes repórteres do jornal.

*Estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel

O post Fábio Sanches, professor da UFJF, morre aos 51 anos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.