Oracle e Microsoft negociam possível compra do TikTok nos EUA

A Oracle está liderando um grupo de investidores, que inclui a Microsoft, em negociações avançadas para assumir as operações nos Estados Unidos do TikTok, segundo informações divulgadas pela NPR. As discussões ocorrem em um momento crucial para o futuro da popular plataforma de vídeos curtos nos Estados Unidos.

De acordo com as fontes consultadas pelo portal, a ByteDance, atual proprietária do aplicativo, manteria uma participação minoritária no negócio. A Oracle ficaria responsável pela supervisão do algoritmo, coleta de dados e atualizações de software da plataforma.

Divulgação/Oracle

Leia mais:

  • Meta testa anúncios no Threads em busca de monetização
  • Donald Trump determina que EUA não podem pedir para redes sociais tirarem posts do ar
  • Meta anuncia programa de bônus milionário para atrair criadores de outras plataformas

POSICIONAMENTO DO GOVERNO

Embora o presidente Donald Trump tenha afirmado recentemente que não está trabalhando diretamente com a Oracle no caso, ele admitiu que há “grande interesse” no futuro do TikTok por parte de várias empresas e investidores.

Donald Trump TikTok
Reprodução/Donald J Trump

Trump mencionou ainda que pretende tomar uma decisão sobre o futuro da plataforma “nos próximos 30 dias”, embora o Congresso tenha estabelecido um prazo de 90 dias para que a ByteDance resolva sua posição de controle.

OUTROS INTERESSADOS

Entre os outros potenciais compradores que manifestaram interesse no TikTok estão nomes de peso como Elon Musk, o bilionário do setor imobiliário Frank McCourt e Kevin O’Leary, apresentador do programa Shark Tank. Trump expressou anteriormente sua preferência por Larry Ellison, cofundador da Oracle, como possível comprador.

Bluesky lança recurso de vídeos curtos e entra na disputa com o TikTok

VANTAGEM ESTRATÉGICA DA ORACLE E MICROSOFT PARA TER O TIKTOK

Um aspecto relevante da negociação é que a Oracle já fornece grande parte da infraestrutura de servidores para o TikTok. Segundo uma fonte anônima da NPR, um acordo potencial permitiria à empresa “monitorar e supervisionar efetivamente o que está acontecendo com o TikTok”, com o objetivo de “minimizar a propriedade chinesa”.

Instagram anuncia app de edição de vídeo gratuito para competir com CapCut

O papel específico da Microsoft nas negociações ainda não está claro, além de sua participação nas conversas. A empresa já havia demonstrado interesse anterior no TikTok, participando de uma tentativa de aquisição em 2020 junto com Oracle e Walmart, que Bill Gates, cofundador da Microsoft, descreveu na época como um “cálice envenenado”.

PRÓXIMOS PASSOS

As negociações ganharam novo impulso após Trump conceder uma moratória de 75 dias para qualquer ação de execução relacionada à exigência dos Estados Unidos de que a ByteDance se desfaça do TikTok. O presidente chegou a sugerir anteriormente uma “joint venture” na qual os EUA deteriam 50% da empresa.

Além do TikTok: veja lista de todos os apps chineses que foram banidos nos EUA

O Walmart, que participou das negociações anteriores, desta vez não está envolvido nas discussões, após demonstrar resistência ao preço estimado do aplicativo. Tanto Microsoft quanto Oracle, TikTok e Casa Branca não se pronunciaram oficialmente sobre as negociações em andamento.

Conteúdo Relacionado
Bastidores do evento Samsung! O que rola por trás das câmeras do Galaxy Unpacked?

Vem dar uma espiadinha!

Bastidores do evento Samsung! O que rola por trás das câmeras do Galaxy Unpacked?

Fonte: theverge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.