Spread médio no crédito livre cai a 27,2 pp em dezembro, de 28,5 pp em novembro, diz BC

O spread médio em operações de crédito livre caiu de 28,5 pontos porcentuais em novembro para 27,2 pontos em dezembro, informou o Banco Central nesta segunda-feira, 27. Essa métrica representa a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o que é efetivamente cobrado dos clientes finais.

O spread médio no segmento de pessoa física subiu de 40,6 pontos porcentuais em novembro (dado revisado) para 39,1 pontos em dezembro. Nas operações de empresas, passou de 9,7 (dado revisado) para 8,9 pontos.

O spread médio do crédito direcionado, com recursos da poupança e BNDES, passou de 4,1 pontos em novembro (dado revisado) para 4,0 pontos em dezembro. O spread do crédito total, que inclui livre e direcionado, passou de 18,5 (dado revisado) para 17,8 pontos.

BNDES

O saldo de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas aumentou 1,1% em dezembro, na comparação com novembro, informou o Banco Central. O estoque atingiu R$ 434,680 bilhões, uma alta de 7,8% em 2024.

As linhas de financiamento agroindustrial do BNDES cresceram 0,9% em dezembro. O financiamento de investimentos aumentou 1,0%, e o crédito para capital de giro teve alta de 3,6% na mesma comparação.

O post Spread médio no crédito livre cai a 27,2 pp em dezembro, de 28,5 pp em novembro, diz BC apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.