Ambipar fecha parceria com governo para ações de capacitação em territórios indígenas

A Ambipar assinou nesta sexta-feira, 24, em Davos, uma parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), representado pelo Secretário-Executivo Eloy Terena, com o objetivo de promover ações voltadas ao combate e prevenção a incêndio, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da resiliência em territórios indígenas. 

A parceria inédita, que faz parte da estratégia do MPI em incluir o setor privado na responsabilização global da preservação das terras indígenas, abrange iniciativas que incluem suporte técnico para capacitação em prevenção e resposta a eventos extremos, desastres e combate a incêndios, reflorestamento de áreas desmatadas, desenvolvimento de projetos de bioeconomia, conservação e educação ambiental, além da promoção da economia circular e da gestão eficiente de resíduos sólidos.

“Acreditamos no poder da colaboração para transformar desafios em oportunidades sustentáveis. Esta parceria reforça nosso compromisso com soluções que gerem impacto positivo para as pessoas e o planeta, especialmente para as comunidades indígenas, que têm um papel fundamental na preservação ambiental”, destaca Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar.

A iniciativa vai atingir aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios indígenas – quase 14% do território brasileiro e o equivalente à soma das áreas de França e Inglaterra. 

A parceria também busca fomentar a geração de renda por meio da formação profissional de jovens para atividades de preservação ambiental, de projetos sociais e da valorização de serviços ecossistêmicos, a partir de consulta com as comunidades, nos termos da convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), alinhando esforços para contribuir com o bem viver e a inclusão dos povos indígenas no contexto de uma agenda ambiental integrada e inovadora.

“O Ministério dos Povos Indígenas reforça que essa parceria é uma importante ferramenta para consolidar políticas públicas culturalmente adequadas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos direitos dos povos originários, garantindo que os benefícios dessas ações cheguem de forma efetiva às comunidades”, afirma o secretário-executivo do MPI, Eloy Terena.

O post Ambipar fecha parceria com governo para ações de capacitação em territórios indígenas apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.