Robôs humanoides serão usados na fabricação de iPhones

Parece algo que só aconteceria em um filme de ficção científica, mas será realidade: robôs humanoides serão usados na fabricação de iPhones! Trata-se de um passo importante em direção a um futuro tecnológico, fruto dos esforços da Ubtech Robotics.

Para utilizar uma máquina tão avançada assim, não basta apenas criar e esperar que desempenhe suas funções. O Robô Walker S1 está passando por uma etapa de treinamentos e em breve estará apto para atuar em diversas funções, como na área de construção de veículos, componentes eletrônicos e mais.

Apesar da possibilidade de “roubar” uma função que poderia ser exercida por um profissional humano, a ideia dos envolvidos é utilizar a máquina em tarefas que colocariam em risco uma pessoa; contudo, não é difícil de imaginar esse direcionamento mudando em um futuro não tão distante.

Sobre as proporções da máquina humanoide, conta com aproximadamente 1,70 m de altura e pesa 76 kg. Consegue desempenhar funções variadas, simples e complexas, e pode ser usado para inspeção e transporte.

O projeto é ambicioso e digno de filmes. Engana-se quem pensa que será usado só como uma ferramenta que chamam a atenção, e que não poderá dar um passo além. O Walker S1 poderá entender outras atividades não tão focadas em movimentos manuais, como planejamento de tarefas e até mesmo captar intenções.

Leia mais

  • Meia maratona na China terá humanos competindo contra robôs
  • Robôs estão aprendendo a fazer cirurgias apenas assistindo a vídeos
  • Diretor de ‘Eu, Robô’ acusa Musk de plagiar designs de veículos e robôs da Tesla

Robôs humanoides serão usados na fabricação de iPhones e carros elétricos BYD!

Desde o primeiro modelo, foi construído com articulações e sensores táteis; todavia, apesar de ainda estar previsto para ser usado pela primeira vez em meados de 2025, como é comum no mundo da tecnologia, a linha Walker S2 já está sendo planejada com upgrades consideráveis.

A segunda versão, com base nas informações compartilhadas até o momento da publicação desta matéria, focará em incrementos de software. Ou seja: melhorará as funções de inteligência da máquina, como ampliar a análise de situações e, posteriormente, as decisões geradas por esses acontecimentos.

A Foxconn, uma das principais fornecedoras da Apple, gigante da tecnologia responsável pelo iPhone, iPad e outros equipamentos, não será a única que adotará o “funcionário robô”. A BYD, fabricante de carros elétricos que está expandindo suas áreas de atuação nos últimos anos, também investirá nos robôs Walker.

Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X, também está muito interessado na utilização de robôs humanoides para as suas próprias fábricas de carros elétricos.

Como é de se esperar, treinamentos específicos serão aplicados, dependendo de onde o robô trabalhador atuará. Portanto, adaptações para poder funcionar com eficiência em fábricas de carros elétricos serão aplicadas.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Acredita que é um futuro inevitável? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: techinasia; Ubtech Robotics

Adicionar aos favoritos o Link permanente.