Microsoft Edge esconde links do Chrome e Google na busca do Bing

A Microsoft implementou atualizações no Microsoft Edge e na busca do Bing para dificultar o acesso a links relacionados ao Google Chrome e à própria Google. Essa estratégia, relatada inicialmente pelo portal Windows Latest, parece focar em restringir o acesso a concorrentes e direcionar os usuários para os produtos da própria Microsoft.

Entre os exemplos apresentados pelo Windows Central está o navegador Edge e o buscador Bing, em dispositivos com Windows 11. A mudança ocorre por meio de uma atualização aplicada pelo lado do servidor, que introduz um layout diferente ao pesquisar Google Chrome no Bing.

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Microsoft Edge ganha atualizações que impactam buscas relacionadas ao Google

De acordo com as informações apresentadas pelo Windows Latest, ao realizar essa busca enquanto desconectado de uma conta Microsoft, um banner promocional do Edge aparece como destaque. Esse banner informa que “não há necessidade de baixar um novo navegador”.

Foto: Reprodução/Windows Latest

Além disso, a atualização introduz o botão “ver mais”, que oculta temporariamente o link de download do Google Chrome. Como se isso não fosse o suficiente, a Microsoft aplica um efeito de desfoque à página, o que acaba fazendo com que os usuários direcionem o foco visual para o banner publicitário.

Dessa forma, os usuários precisam interagir com o botão para visualizar o link do Chrome. Alguns analistas consideram esta prática extremamente prejudicial para muitos usuários que não possuem muito nível técnico e utilizam a internet de forma mais casual.

Desde a introdução do Windows 11, a Microsoft tem adotado técnicas como pop-ups em tela cheia para promover o Edge. Isso tudo em detrimento de navegadores concorrentes, como o Chrome, Opera ou outros semelhantes. A busca por Google no Bing também resultava em elementos que remetiam ao Google, mas direcionavam para serviços da Microsoft.

Fonte: Windows Latest

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