Sergipe não registrou casos do Metapneumovírus Humano, diz SES

Até o momento, o HMPV não foi regsitrado em Sergipe (Foto: Fiocruz)

Após a confirmação de novos casos do Metapneumovírus Humano (HMPV) em Pernambuco, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) afirmou que ainda não há registros da doença no estado sergipano. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 23.

De acordo com a SES, até o momento, a secretaria não recebeu nenhuma informação sobre casos em Sergipe. Caso ocorra a positividade de casos, a secretaria será notificada para tomar as ações necessárias.

Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o HMPV pode causar doenças respiratórias em pessoas de todas as idades, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. O vírus pode ser transmitido durante todo o ano, mas a taxa de detecção é mais alta no inverno e na primavera.  

Sintomas e prevenção

Ainda segundo a Fiocruz, os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. Os casos graves podem progredir para bronquite ou pneumonia. Uma pessoa pode ser infectada várias vezes ao longo da vida, assim como ocorre com o vírus da gripe. O período de incubação estimado é de três a seis dias, e a duração média da doença pode variar dependendo da gravidade.

“O HMPV, o RSV e o vírus influenza podem circular simultaneamente durante a temporada de vírus respiratórios e coinfectar pessoas mais suscetíveis. Por isso, medidas de prevenção são fundamentais. Atualmente, não há vacina ou medicamento específico contra o HMPV, e o tratamento é focado principalmente no alívio dos sintomas”, concluiu a fundação.

por Carol Mudim e Aisla Vasconcelos

O post Sergipe não registrou casos do Metapneumovírus Humano, diz SES apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.