HPV não é transmitido por equipamentos de Academias

Jovem no TikTok diz que contraiu HPV em academia

Um vídeo no TikTok, onde uma jovem relata ter contraído HPV ao usar um equipamento de academia, está viralizando. Ela conta que percebeu uma verruga no dedo e, ao consultar uma médica, foi informada de que era causada pelo vírus. A divulgação desse vídeo está causando confusão na mente de muita gente.

Quando se fala em HPV, pensa-se logo em Infecção Sexualmente Transmissível. O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), é responsável não apenas por infecção sexualmente transmissível. HPV corresponde a um grupo de vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas do corpo, inclusive na região genital. Existem mais de 200 tipos de HPV; e nem todos são transmitidos através da relação sexual sem preservativo. Existem tipos de HPV que podem ser transmitidos no contato pele com pele, provocando as verrugas cutâneas, sem nenhuma ligação com relação sexual.

Mitos em relação ao HPV

Existiam muitos mitos em relação ao aparecimento de verrugas na pele. Um dos mitos mais antigos afirmava que “quem fica contando estrelas, vai nascer verruga na pele”. Um outro mito é da “transmissão do HPV por objetos” e agora surge esse vídeo da jovem divulgando que contraiu verruga no dedo, no contato com equipamentos de academia. A jovem deve ter ficado “assustada” quando a médica informou que aquela verruga do dedo era provocada pelo HPV. Ela então fez um vídeo para alertar seus seguidores, com uma informação equivocada.

É importante esclarecer que: o HPV não é transmitido por objetos ou por superfícies, na academia, no assento do ônibus; o HPV que provoca verrugas na pele é de um tipo diferente do HPV que provoca verrugas genitais; A transmissão desse subtipo do HPV segue a mesma linha da versão genital: é preciso o contato pele com pele ou mucosa com mucosa com a pessoa infectada para acontecer a transmissão.

HPV e Câncer

Os HPV são classificados em tipos de baixo e alto risco para câncer. Entre os de baixo risco, o 6 e o 11 são os mais frequentes e causam sobretudo verrugas no trato genital. Os tipos de HPV com potencial capacidade de causar câncer de colo do útero são chamados de oncogênicos, especialmente o HPV-16 e HPV-18, presentes em cerca de 70% dos cânceres cervicais. O HPV genital é transmitido principalmente pelo contato direto de pele com pele durante o sexo vaginal, oral ou anal, sem o uso do preservativo.

Prevenção

Além do preservativo, a vacina contra o HPV é uma medida importante para prevenção da infecção. A vacina distribuída gratuitamente pelo SUS é indicada para: Meninas e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de dose única; Mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, com esquema de três doses independentemente da idade, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose); Vítimas de abuso sexual; Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos.

O post HPV não é transmitido por equipamentos de Academias apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.