BRAZIL JOURNAL: ‘É possível que Trump calibre tarifas com mais cuidado’, diz Azevêdo

Nenhum país sairá ileso do protecionismo do Governo Trump. “Todos os países vão ser afetados, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente”, afirmou Roberto Azevêdo, o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, ao Brazil Journal.

Para o embaixador, a dúvida é sobre a intensidade e a velocidade de medidas tarifárias que Trump vai adotar. “Eu, particularmente, imaginava que fossem sair agora [nos primeiros dias de Governo]. Mas parece que Trump está disposto a negociar: ver a reação do outro lado antes de implementar o aumento das tarifas.”

Para Azevêdo, pesa ainda o risco de aceleração do processo inflacionário. “É possível que ele vá calibrar com muito mais cuidado as tarifas, avaliando os impactos econômicos.”

Ele disse que o livre-comércio está sob ataque, mas acredita que o pragmatismo econômico vai prevalecer. Em sua avaliação, nenhum país conseguiu alcançar níveis mais elevados de desenvolvimento de maneira autossuficiente.

Leia a entrevista completa no Brazil Journal.

O post BRAZIL JOURNAL: ‘É possível que Trump calibre tarifas com mais cuidado’, diz Azevêdo apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.