Donald Trump assina ordem para acabar com incentivos a carros elétricos nos EUA

Em uma decisão que promete reverter anos de política ambiental, Donald Trump assinou nesta segunda-feira (20) uma ordem executiva que elimina os incentivos federais para carros elétricos nos Estados Unidos. A medida revoga um decreto de 2021 estabelecido por Joe Biden, que visava atingir 50% das vendas de novos veículos com propulsão elétrica até 2030.

A ordem executiva faz parte de um pacote mais amplo de medidas anunciadas durante um comício no Capital One Arena, em Washington, onde milhares de apoiadores se reuniram para testemunhar o que Trump chamou de “restauração completa” e “revolução do senso comum” para os Estados Unidos.

Leia mais:

  • DJI lança carregador solar para carros
  • Cientistas revelam avanço para baterias mais seguras de carros elétricos
  • Fórmula E e Google Cloud estabelecem parceria para tecnologias em nuvem e IA

IMPACTO DE TRUMP NOS CARROS ELÉTRICOS

Entre as principais mudanças, o decreto também instrui as agências federais a reavaliar as normas de emissões que exigiriam das montadoras uma participação de 30% a 56% de veículos elétricos em suas vendas até 2032.

Foto: Possessed Photography/Unsplash

O impacto da decisão preocupa o setor automotivo, já que a meta original de Biden, mesmo não sendo legalmente vinculante, havia conquistado o apoio tanto de fabricantes americanos quanto estrangeiros.

MUDANÇAS NA POLÍTICA AMBIENTAL

Conteúdo Relacionado
Nova lei nos EUA vai proibir venda de carros com software chinês ou russo

Azedou

Nova lei nos EUA vai proibir venda de carros com software chinês ou russo

A revogação dos incentivos aos carros elétricos é apenas uma parte de uma extensa agenda que inclui 78 ações executivas canceladas do governo Biden, incluindo a saída do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Trump também anunciou planos para interromper o desenvolvimento de energia eólica e abandonar o Green New Deal, programa democrata focado em iniciativas climáticas. O republicano defende uma política energética baseada na exploração de combustíveis fósseis.

NOVA POLÍTICA ENERGÉTICA

Durante seu discurso, o presidente enfatizou que os Estados Unidos possuem vastas reservas de petróleo – que ele denominou “ouro líquido” – e prometeu aumentar a produção de energia tradicional para combater o que considera uma crise inflacionária no setor energético.

“Fim da censura”: líderes de big techs participam da posse de Donald Trump como presidente dos EUA

O programa de incentivos revogado incluía subsídios ao consumidor para a compra de veículos elétricos e padrões mais rigorosos de emissões para as montadoras. Sob a gestão Biden, estas medidas haviam atraído bilhões de dólares em investimentos para a fabricação de tecnologias de energia limpa.

Conteúdo Relacionado
CHEIROSOS E POTENTES: Notebook que libera perfume e novo ASUS ROG com RTX 5090E

Notebooks insanos

CHEIROSOS E POTENTES: Notebook que libera perfume e novo ASUS ROG com RTX 5090E

Fonte: The Verge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.