Beneficiários do INSS não precisarão da prova de vida durante seis meses; entenda

Os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) não terão seus pagamentos bloqueados por falta de prova de vida durante um período de seis meses, informou o Ministério da Previdência Social (MPS). A medida vale desde 1 de janeiro de 2025 e poderá ser estendida por mais seis meses.

+Pagamento do Bolsa Família de janeiro será antecipado em 29 municípios de SP; veja quais

A medida sucede outra portaria que expirou em dezembro e estabelecia a realização da prova de vida pelo próprio INSS. Para preencher o vácuo entre a antiga medida e a falta de uma nova publicação, o INSS suspendeu de forma temporária a prova de vida como critério para encerrar o benefício.

A prova de vida é realizada através do cruzamento de dados de órgãos públicos e de interações do beneficiário, tais como acesso a rede Meu INSS com o selo ouro; saque do benefício ou empréstimo consignado em instituição financeira com biometria; atendimento em uma agência do INSS e atualização do CadÚnico feita pelo beneficiário.

O INSS aproveitou o anúncio para alertar beneficiários contra golpistas que vão até a casa das pessoas e fingem ser funcionários do órgão. ” A autarquia reitera que não faz esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a esse tipo de visita”, diz.

O post Beneficiários do INSS não precisarão da prova de vida durante seis meses; entenda apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.