Após acidentes, Amazon suspende entregas com drones

A Amazon anunciou a suspensão temporária de seu programa de entregas com drones após uma série de acidentes durante testes realizados em dezembro. A decisão afeta as operações comerciais nos estados do Texas e Arizona, onde o serviço estava em funcionamento.

Os incidentes ocorreram no aeroporto de Pendleton, Oregon, utilizado pela empresa para testes de seus equipamentos. Dois drones do modelo MK30, a nova geração de aeronaves não tripuladas da companhia, sofreram quedas durante os experimentos.

Um dos equipamentos chegou a pegar fogo após a queda, levantando sérias preocupações sobre a segurança do programa. Segundo investigações preliminares da Amazon, os acidentes foram causados por problemas no software dos drones, relacionados à operação sob garoa leve.

Leia mais:

  • DJI não vai mais impedir drones de sobrevoar aeroportos e áreas de queimadas
  • DJI Mavic 4 Pro tem imagem e especificações vazadas
  • Abra suas asas no dia 14 de janeiro – Será o DJI Flip?

Medidas e Posicionamento da Empresa

Sam Stephenson, porta-voz da Amazon, afirmou que os acidentes não foram a “razão principal” para a suspensão das operações. Segundo ele, a empresa está realizando atualizações no software dos drones, e a pausa nas atividades foi uma decisão voluntária.

Para retomar as operações, a Amazon precisará obter nova aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos após a conclusão das atualizações. A empresa garantiu que os funcionários dos centros de operação de drones continuarão recebendo seus salários durante o período de pausa.

Histórico de incidentes envolvendo drones da Amazon

Além dos incidentes de dezembro, a Amazon enfrentou outros problemas com seus drones MK30. Meses antes, duas aeronaves colidiram durante um teste, evidenciando a necessidade de aprimoramentos no sistema.

Amazon entrega com drones
Divulgação/Amazon

O programa de entregas com drones da Amazon teve início no Texas em 2022, inicialmente com produtos não-médicos. Em 2023, o serviço foi expandido para incluir a entrega de medicamentos prescritos, e em 2024 chegou ao Arizona, após ser descontinuado na Califórnia.

Desenvolvimento Tecnológico

O melhor drone de 2024: DJI Mini 4 Pro + menção honrosa

O modelo MK30 foi desenvolvido para substituir seu antecessor, o MK27, oferecendo maior autonomia de voo e menor peso. Apesar dos contratempos, a empresa afirma que incidentes durante a fase de testes são esperados e contribuem para o aperfeiçoamento da segurança do serviço.

Conteúdo Relacionado
CHEIROSOS E POTENTES: Notebook que libera perfume e novo ASUS ROG com RTX 5090E

Notebooks insanos

CHEIROSOS E POTENTES: Notebook que libera perfume e novo ASUS ROG com RTX 5090E

Fonte: Bloomberg

Adicionar aos favoritos o Link permanente.