Passaporte para França: 20 Filmes Online no 15° MyFrenchFilmFestival

Durante um mês inteiro, de hoje até o dia 17 de fevereiro, a 15ª edição do MyFrenchFilmFestival traz uma seleção de 20 filmes francófonos diretamente para sua casa. Com 9 longas-metragens e 9 curtas-metragens em competição, além de um clássico restaurado e um curta-metragem de animação para jovens, o festival online oferece ao público a oportunidade de explorar o melhor do cinema francês contemporâneo, com legendas em português. 

Como Participar 

Além do site oficial MyFrenchFilmFestival, os filmes podem ser encontrados nas plataformas parceiras no Brasil, como Belas Artes À La Carte, Amazon Prime Video, Filmicca, Reserva Imovision, CIND!E, Cineaparte e Claro Video.Os curtas podem ser assistidos gratuitamente, enquanto os longas — com exceção do filme Making of têm acesso gratuito em regiões específicas ou podem ser alugados por 1,99 €  cada ou 7,99 € o pacote completo.

Cena do filme Nada a Perder (Foto: Divulgação)

Ao votar no seu longa e curta-metragem preferidos na plataforma oficial, você concorre a uma viagem de ida e volta para duas pessoas a Paris em classe econômica, oferecida pela AirFrance. Não perca a chance de viver conhecer mais filmes francófonos e ainda ter a chance de desfrutar das imagens da tela na vida real. 

Destaque da Edição de 2025

Em entrevista ao CinePOP, Daniela Elstner, diretora do festival, destacou o papel do evento em ampliar o alcance do cinema francês:  “O trabalho de curadoria é desafiador, pois depende muito dos distribuidores internacionais, mas sempre escolhemos filmes que ainda não tiveram grande exposição no exterior para que possam alcançar um público mais amplo”, explicou Elstner. 

Elstner também mencionou o sucesso de edições anteriores. O grande vencedor do Prêmio do Júri Profissional em 2024, Cão Danado (Chien de la casse), do estreante Jean-Baptiste Durand, não chegou aos cinemas brasileiros, mas está disponível para aluguel em plataformas como Google Play, Amazon e Apple TV. Já o escolhido do Júri da Imprensa, Proibido a Cães e Italianos, de Alain Ughetto, chegou às telonas brasileiras em setembro de 2024, distribuído pela Risi Film Brasil.

Cena de Uma Profissão Séria (Foto: Divulgação)

Destaque nesta edição são Nada a Perder (Rien à Perdre), com Virginie Efira, que aborda as fragilidades do sistema judicial francês, e Uma Profissão Séria (Un métier sérieux), estrelado por François Cluzet, cujo enredo homenageia os professores e destaca os desafios da educação.

Composição do Júri

O Júri Internacional conta com cinco renomados artistas, entre eles duas são mulheres. A atriz e diretora franco-iraniana Zar Amir — vencedora da Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022; e a atriz e diretora francesa Noémie Merlant, conhecida por Retrato de uma Jovem em Chamas (2019). 

Do lado masculino, participam o ator, produtor e diretor dinamarquês-americano Viggo Mortensen, conhecido mundialmente por viver Aragorn na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003); o diretor sueco Tarik Saleh, aclamado por obras socialmente engajadas; e o diretor russo Andrey Zvyagintsev, renomado por filmes como Leviatã.

 

Zar Amir, Viggo Mortensen, Noémie Merlant , Tarik Saleh  e Andrey Zvyagintsev são jurados da 15° edição.

 

Lista Completa dos Filmes do Festival

Longas-metragens

Filha do Pai Dela, de Erwan Le Duc: a relação entre pai e filha diante de desafios do passado.

Nada a Perder, de Delphine Deloget: drama sobre justiça social com Virginie Efira.

Os Aprendizes, de Pierre Salvadori: cópia restaurada em aniversário de 30 anos da comédia cult dos anos 90, com François Cluzet.

Making of, de Cédric Kahn: comédia sobre os bastidores de uma produção cinematográfica.

Uma Profissão Séria, de Thomas Lilti: uma reflexão bem-humorada sobre o ensino e os desafios de educar.

Tempo de Amar, de Katell Quillévéré: um melodrama sobre aceitação e identidade.

O Homem de Argila, Anaïs Tellenne: um suspense íntimo sobre arte e amor.

O homem das 1000 caras, de Sonia Kronlund: documentário que explora a mecânica das mentiras de um impostor apaixonado, mesclando mistério, ficção e reviravoltas fascinantes.

Deixar a Noite, de Delphine Girard: thriller psicológico sobre as zonas cinzentas da violência sexual.

Mars Express, de Jérémie Périn: uma combinação de ficção científica distópica e film noir, resultando em uma obra visualmente deslumbrante e filosoficamente profunda.

Curtas-metragens

Cena do curta Dentes Felizes (Foto: Divulgação)

Apneias, de Nicolas Panay: um thriller social que explora a tensão no ambiente de trabalho em um canteiro de obras.

Alexx196 e a Praia de Areia Rosa, de Loïc Hobi: uma fábula delicada sobre a amizade virtual e os limites entre o digital e o real.

GiGi, de Cynthia Calvi: um documentário animado e sensível sobre o processo de transição e descoberta de identidade.

Laços de Família, de Hakim Atoui: comédia de terror sobre dinâmicas familiares na era da inteligência artificial.

Nube, de Christian Arredondo: uma tocante animação sem diálogos que reflete as complexas relações entre pais e filhos.

Montsouris, de Guil Sela: uma comédia sobre encontros inesperados e dinâmicas singulares em um parque parisiense.

O que pertence a César, de Violette Gitton: um retrato poderoso sobre o impacto da violência sexual sob a perspectiva de um jovem.

Dentes Felizes, de Joséphine Darcy Hopkins: uma crítica incisiva às desigualdades sociais em um jogo de aparências.

Inverno, de Jean-Benoît Ugeux: um drama sutil sobre tensões sociais refletidas no comportamento das crianças.

As Aventuras Misteriosas de Claude Conseil, de Marie-Lola Terver e Paul Jousselin: uma comédia que combina ornitologia e rap, unindo gerações distintas.

Mars Express, de Jérémie Périn: uma ficcção científica animada.

The post Passaporte para França: 20 Filmes Online no 15° MyFrenchFilmFestival first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.