Visit Iguassu reúne empresas para incentivar contratação de jovens do Curso Técnico em Hospedagem

Visit Iguassu reúne empresas para incentivar contratação de jovens do Curso Técnico em Hospedagem

Na última quinta-feira (09), gerentes e responsáveis pelos setores de RH e contratações de empresas de hotelaria, gastronomia, atratividade, agências, comércio, serviços e outros segmentos participaram de uma reunião promovida pelo Visit Iguassu. O encontro abordou a “Cota Aprendizagem e o Curso Técnico de Meios de Hospedagem em Foz do Iguaçu”, iniciativa pioneira do Governo do Paraná para formar profissionais qualificados e atender às necessidades do mercado.

O Diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini, apresentou os avanços do programa, que desde 2023 tem capacitado jovens em áreas cruciais para o turismo. Ele destacou a importância da iniciativa para minimizar a falta de mão de obra no setor de hotelaria e a possibilidade de os alunos serem contratados como Jovem Aprendiz. “Essa é uma oportunidade para alinhar a formação teórica ao aprendizado prático, além de abrir portas para o mercado de trabalho”, afirmou Marcelo.

Disponível nos Colégios Estaduais Carlos Drummond de Andrade e Gustavo Dobrandino da Silva, o curso tem duração de três anos e está vinculado ao ensino médio. Em 2025, está prevista a homologação do Curso Técnico em Gastronomia, ampliando as oportunidades de formação na região.

O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, enfatizou o papel crucial das empresas para o sucesso do programa. “Essa nova modalidade de contratação de Jovem Aprendiz, que já atende à cota de 5%, simplifica o processo para os departamentos de RH e oferece aos jovens uma oportunidade única de inserção no mercado de trabalho. Com isso, além de formarmos profissionais, podemos desenvolver talentos que terão a chance de crescer nas empresas locais”, pontuou.

Atualmente, apenas 20 dos 70 alunos que iniciaram o curso estão matriculados no terceiro ano, devido à baixa taxa de contratação. Jaime Mendes fez um apelo às empresas. “Precisamos que o setor privado abrace esse projeto para motivar os estudantes e mostrar que há um futuro promissor para eles no setor turístico”, pediu.

Com a adesão das empresas, o programa não apenas transforma a realidade de muitos jovens, mas também contribui para a superação da escassez de mão de obra qualificada em Foz do Iguaçu. A união entre teoria e prática proporciona aos alunos uma formação robusta, enquanto as empresas têm a chance de moldar profissionais alinhados às suas necessidades.

O Visit Iguassu reforça que o programa é uma oportunidade de impacto duplo: fortalecer o setor turístico e oferecer aos jovens a perspectiva de uma carreira sólida e promissora.

Para mais informações sobre o programa e como participar, as empresas interessadas em contratar jovens do Curso Técnico em Hospedagem devem entrar em contato diretamente com as escolas participantes:

Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade: (45) 3526-2317
Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva: (45) 3527-9854

As escolas são responsáveis por realizar a seleção e o encaminhamento dos alunos às empresas, facilitando o processo de contratação.

BOX
Um curso completo e alinhado às demandas do setor

O Curso Técnico em Hospedagem oferece uma formação abrangente, com disciplinas que preparam os jovens para atuar em diferentes áreas da operação hoteleira. Entre as matérias estão Introdução ao Turismo e Hospitalidade, que oferece uma visão geral do mercado e dos fundamentos da hospitalidade; Meios de Hospedagem, que aborda a estrutura e gestão de diferentes tipos de hospedagem; Rotinas de Governança e Manutenção, com foco nos processos internos para garantir a qualidade das operações; e Gestão de Reservas e Eventos, que explora a organização e o controle de reservas, além da execução de eventos.

O curso também inclui Marketing Hoteleiro e Mídias Digitais, voltado para estratégias de divulgação e presença digital; Administração de Meios de Hospedagem, com ênfase no planejamento financeiro e operacional; Introdução à Gestão de Alimentos e Bebidas, que fornece conhecimentos básicos sobre o setor gastronômico; Relações Interpessoais e Atendimento ao Cliente, para melhorar a experiência dos hóspedes; e Empreendedorismo e Inovação na Hospedagem, que incentiva o desenvolvimento de soluções criativas e competitivas.

Além disso, o curso integra disciplinas que abordam aspectos culturais, históricos e geográficos do Paraná, preparando os alunos para serem embaixadores do turismo local.

O post Visit Iguassu reúne empresas para incentivar contratação de jovens do Curso Técnico em Hospedagem apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.