10 profissões que mais cresceram no último ano, segundo o LinkedIn

A análise anual do LinkedIn, rede social voltada à vida e à rede de contatos profissionais, identificou mudanças significativas no mercado de trabalho global.

Ao avaliar atualizações entre janeiro de 2022 e julho de 2024, a pesquisa destacou a ascensão de cargos em inteligência artificial (IA) e no setor de viagens.

A inteligência artificial despontou como uma área de destaque no ranking de empregos, refletindo sua popularidade crescente no Vale do Silício. A empresa OpenAI, por exemplo, está na vanguarda com chatbots inovadores, capazes de executar tarefas complexas.

Além disso, a análise do LinkedIn mostra um interesse renovado em hospitalidade e viagens, setores que voltaram a crescer. Com empregos que estavam em baixa anteriormente, o futuro da força de trabalho revela tendências sustentáveis e em constante transformação.

Rede social avaliou a atualização profissional nos perfis dos usuários – Imagem: reprodução/Abid Shah/Unsplash

Inteligência artificial domina o cenário

Os dois cargos mais proeminentes identificados foram engenheiro de inteligência artificial e consultor de inteligência artificial. Essa tendência ressalta o papel crucial da tecnologia na indústria moderna.

O crescimento da IA reflete a evolução da demanda por profissionais qualificados para inovar e desenvolver soluções tecnológicas.

Veja as dez profissões que mais contrataram, segundo o LinkedIn:

  1. Engenheiro de inteligência artificial;

  2. Consultor de inteligência artificial;

  3. Fisioterapeuta;

  4. Gerente de Desenvolvimento da Força de Trabalho;

  5. Consultor de viagens;

  6. Coordenador de Eventos;

  7. Diretor de Desenvolvimento;

  8. Representante de vendas externas;

  9. Especialista em sustentabilidade;

  10. Agente de segurança.

Além disso, a lista do LinkedIn destaca posições não relacionadas diretamente à tecnologia. A revalorização de setores como fisioterapia, desenvolvimento da força de trabalho e consultoria de viagens mostra uma diversificação nas oportunidades de emprego.

Os desafios da diversidade

Enquanto novos campos crescem, áreas como diversidade, equidade e inclusão enfrentam desafios. Cargos anteriormente em alta, como gestores de diversidade, não aparecem mais entre as posições com maior crescimento.

Empresas, inclusive gigantes como o McDonald’s, reduzem ações de diversidade, equidade e inclusão (DEI), o que influencia o cenário.

A análise também revelou a predominância de homens em certos cargos. Dados indicam que segurança e vendas externas são majoritariamente masculinas, o que mostra ainda a necessidade de equilíbrio de gênero em diversas áreas.

Veja essa disparidade nas outras profissões do topo da lista:

  • Engenheiro de inteligência artificial: 80% das vagas são assumidas por homens;

  • Consultor de inteligência artificial: 70% das vagas são assumidas por homens.

Apesar dos números relacionados à desigualdade de gênero e à diversidade, os dados da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA corroboram a resiliência no mercado de trabalho, com a economia adicionando 256 mil empregos em dezembro, e a taxa de desemprego em queda para 4,1%, um sinal positivo para o futuro do trabalho.

O post 10 profissões que mais cresceram no último ano, segundo o LinkedIn apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.