CEO do TikTok estará presente na posse de Donald Trump nos EUA

O CEO do TikTok, Shou Chew, participará da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira (20). A presença do executivo ocorre enquanto o aplicativo enfrenta um possível banimento no país. Chew estará ao lado de líderes como Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Elon Musk.

A participação do executivo acontece em um momento crítico para o TikTok nos Estados Unidos. O aplicativo encara a iminência de um banimento nacional no próximo domingo (19), caso não consiga cumprir uma exigência de venda de sua operação no país. O presidente Joe Biden sancionou a lei em abril de 2024.

Leia mais

  • Donald Trump pode adiar banimento do TikTok nos EUA por meio de decreto
  • TikTok pode suspender operações nos EUA no domingo (19)
  • RedNote, app chinês rival do TikTok, dispara em downloads e lidera App Store

Trump mudou postura em relação ao TikTok

Durante sua campanha presidencial, Trump reavaliou a postura em relação ao TikTok. Embora tenha sido um dos principais críticos do aplicativo em seu primeiro mandato, o presidente eleito declarou apoio à plataforma, destacando sua eficácia para alcançar jovens eleitores.

Banir TikTok / TikTok EUA Biden / tiktok músicas
Pixabay/antonbe

De acordo com Trump, conteúdos sobre sua campanha tiveram forte engajamento no TikTok, o que fortaleceu sua base de apoio entre o público mais jovem. Entretanto, com a proximidade do prazo de banimento, o presidente eleito anunciou a intenção de emitir um decreto presidencial que poderá adiar a aplicação da lei por até 90 dias.

A medida busca oferecer tempo adicional para que a empresa negocie sua operação no país. No entanto, especialistas questionam a validade legal dessa intervenção, o que mantém a situação do TikTok em um impasse.

Outro fator determinante será o julgamento da Suprema Corte. O tribunal vai decidir nos próximos dias se a lei que Biden sancionou continuará em vigor. Caso a legislação seja suspensa, o TikTok poderá, assim, continuar operando nos Estados Unidos sem a necessidade de vender suas operações.

Fonte: Techcrunch

Conteúdo Relacionado
Foto de Elon Musk

boatos

China considera vender TikTok para Elon Musk nos Estados Unidos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.