Usuários de apps de relacionamento preferem perfis sem filtros

O Bumble, app de relacionamento, revelou na última terça-feira (14) um nova pesquisa que aponta que 80% dos seus usuários preferem perfis sem filtros.

De acordo com dados levantados pela plataforma, 8 em cada 10 brasileiros (83%) sentem uma pressão enorme para se enquadrar nos padrões de beleza promovidos pela mídia, com muitos considerando esses padrões inatingíveis.

Perfis sem filtros são preferência em apps de relacionamento

A pesquisa realizada pelo Bumble revela que existem muitos desafios para a autoestima de seus usuários, e isso afeta especialmente as mulheres, com mais de 7 em cada 10 (71%) admitindo que já modificaram sua aparência para se adequar a essas expectativas. No entanto, os homens também sentem o peso dessa cobrança – mais de 6 em cada 10 (61%) relatam que enfrentam essa pressão. A exposição constante aos “looks perfeitos” nas redes sociais alimenta uma cultura em que quase 6 em cada 10 mulheres (59%) se sentem inseguras com a própria aparência.

Segundo Vanessa Lacerda, psicóloga e especialista em relacionamentos do Bumble, essa falta de confiança afeta não apenas a autoimagem, mas também os relacionamentos, criando barreiras para conexões genuínas. Vanessa explica: “Os relacionamentos podem ser prejudicados quando os padrões de beleza das redes sociais minam a autoestima, gerando insegurança e uma busca incessante por validação.”

A pesquisa do Bumble mostra que uma grande maioria (80%) prefere fotos naturais, sem filtros, e quase 3 em cada 4 pessoas (72%) valorizam mais a personalidade, a autenticidade e os valores em comum do que a aparência física. Embora os filtros possam parecer uma solução fácil, eles não ajudam a criar confiança. De fato, quase 7 em cada 10 entrevistados (66%) disseram que o uso de filtros de beleza os deixa desconfiados em relação aos possíveis matches.

De acordo com Vanessa Lacerda, especialista em relacionamentos do Bumble, reduzir a exposição a padrões de beleza irreais e buscar ativamente conteúdos que celebrem a aceitação e a diversidade são estratégias eficazes para desenvolver uma mentalidade mais saudável. Ao curar seu feed para incluir perfis que valorizem todos os tipos de corpo, tons de pele e estilos individuais, você não só diminui a pressão para atingir um padrão de aparência, como também ajuda a normalizar uma visão mais ampla e inclusiva de beleza. “Essa mudança promove uma maior aceitação de si mesmo e contribui para desconstruir a narrativa prejudicial de que a beleza tem um único padrão“, conclui Vanessa.

FONTE: Bumble

Conteúdo Relacionado
Bumble

paquera

Bumble lança novos recursos para melhorar compatibilidade dos usuários

Adicionar aos favoritos o Link permanente.