Mark Zuckerberg planeja demitir mais 5% dos funcionários da Meta

A Meta, empresa liderada por Mark Zuckerberg, anunciou novos planos de demissões que podem afetar cerca de 5% da força de trabalho. De acordo com informações divulgadas pela Bloomberg, as demissões serão voltadas a funcionários classificados como “desempenho abaixo do esperado”.

“Decidi elevar o padrão de gestão de desempenho e agir mais rapidamente para desligar pessoas com baixo desempenho. Geralmente, gerenciamos essas situações ao longo de um ano, mas agora implementaremos cortes mais abrangentes baseados em desempenho durante este ciclo”, disse o executivo.

meta-deixa-de-checar-fake-news-trump-3

Combinando as demissões e a rotatividade natural de funcionários, estima-se que cerca de 10% dos trabalhadores da Meta deixarão a empresa. Isso representa uma redução de aproximadamente 7.000 colaboradores. A empresa iniciou esta série de cortes no final de 2022, quando dispensou mais de 20.000 pessoas.

No início de janeiro, a Meta dispensou 60 gerentes técnicos de programas, reforçando o movimento contínuo de enxugamento das equipes. Zuckerberg justificou a decisão argumentando que uma estrutura mais enxuta permitirá priorizar projetos estratégicos e aumentar a produtividade interna.

Leia mais

  • Meta suaviza discurso no Brasil e reafirma compromisso com direitos humanos
  • Meta volta a recomendar posts sobre política no Instagram e Threads
  • Meta quer usar energia nuclear para treinar IA; entenda

Meta definiu perfil para demissão de colaboradores

A Meta afirmou que as demissões se concentrarão em profissionais que já receberam avaliações formais de desempenho. A empresa está reformulando seu processo interno para acelerar o desligamento de funcionários que não atendem às expectativas estabelecidas.

Essa política reflete a visão de Zuckerberg para uma organização “mais eficiente e produtiva”. Por exemplo, em 2024, o CEO afirmou que “uma estrutura mais enxuta executará suas maiores prioridades com mais rapidez”.

Dessa forma, a Meta tem enfrentado mudanças significativas nos últimos meses. Isso porque além das medidas de reestruturação, a empresa descontinuou o serviço de checagem de fatos terceirizado, realizou ajustes em políticas de conteúdo sensível e implementou mudanças organizacionais.

Fonte: Engadget

Conteúdo Relacionado
Meta AI: como escolher a voz da inteligência artificial do WhatsApp

Você sabia?

Meta AI: como escolher a voz da inteligência artificial do WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.