China considera vender TikTok para Elon Musk nos Estados Unidos

A China estaria considerando vender a operação do TikTok nos Estados Unidos para Elon Musk, caso a Suprema Corte americana mantenha a lei que proíbe o aplicativo no país. A decisão final sobre a constitucionalidade da medida está prevista para acontecer ainda neste domingo (19).

De acordo com informações da Bloomberg, o governo chinês prefere manter o TikTok sob controle da ByteDance. Entretanto, discutiu a possibilidade de uma venda estratégica. Nesse cenário, Elon Musk, por meio de sua empresa X, assumiria as operações da plataforma nos EUA, com potencial de bilhões de dólares investidos em publicidade.

tiktok-trump-solicita-adiamento-banimento-app-eua-2

A medida foi sancionada pelo presidente Joe Biden em abril de 2024, com o argumento de que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional. De acordo com o governo dos EUA, a China poderia usar o aplicativo para coletar dados sensíveis de usuários e espalhar propaganda. A ByteDance e o governo chinês rejeitam as acusações.

Leia mais

  • Suprema Corte dos EUA analisa constitucionalidade de lei que pode banir TikTok do país
  • Donald Trump pede à Suprema Corte dos EUA que adie banimento do TikTok
  • Albânia proíbe TikTok em todo país

Elon Musk pode ser o salvador do TikTok nos EUA

O TikTok recorreu à Suprema Corte e afirmou que a lei viola a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de expressão. A empresa alegou que a medida representa uma “restrição maciça e sem precedentes”, que impactaria milhões de americanos que utilizam a plataforma para compartilhar diversos pensamentos.

Elon Musk pagamento da Tesla
Reprodução/X

Enquanto isso, um porta-voz do aplicativo classificou os relatos sobre a possível venda para Musk como “pura ficção”, em declaração ao portal Variety. Dessa forma, ainda é preciso esperar um pouco para saber a possibilidade de Elon Musk adqurir as ações do TikTok.

Caso a Suprema Corte mantenha a proibição, a ByteDance precisará vender sua operação nos EUA até 19 de janeiro ou encerrar suas atividades no país. Portanto, a possibilidade de Elon Musk adquirir o TikTok traz implicações significativas para o mercado de tecnologia, especialmente considerando o alcance global da plataforma.

Fonte: Techcrunch

Conteúdo Relacionado
TikTok / TikTok EUA / google apple tiktok

Não tem mais volta!

Google e Apple se preparam para remover TikTok das lojas nos EUA em janeiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.