Apple demite cerca de 50 pessoas por suposta fraude envolvendo doações

Visão aérea do Apple Park em Cupertino

Há cerca de um mês, comentamos aqui que seis ex-funcionários da Apple foram acusados de fraudar um programa de doações da empresa, o que acarretou em um prejuízo de US$152 mil entre 2018 e 2021.

Pois bem, de acordo com informações do India Today, aproximadamente 50 funcionários da gigante de Cupertino foram demitidos recentemente por suspeita de estarem envolvidos com o esquema. A maior parte dessas pessoas, ainda segundo o site, são indianas.

Ao que tudo indica, uma parcela significativa delas teria abusado de programas de doações ligadas à Telugu Association of North America (TANA) — organização supostamente envolvida com o uso indevido de subsídios corporativos em doações.

Consumidores em Apple Store

Grupo é acusado de aplicar golpe em Apple Stores por quase 10 anos nos EUA

Além disso, um mandado de prisão foi expedido contra os seis primeiros funcionários que foram demitidos após serem acusados de explorar indevidamente a iniciativa da Apple. Nenhum deles, vale notar, é indiano.

O esquema funcionava da seguinte forma: os ex-funcionários realizavam uma doação para uma determinada iniciativa de caridade (geralmente com algum conhecido dentro para facilitar o esquema), cancelavam a ação e ficavam com o dinheiro contribuído pela Apple, que iguala (e às vezes até supera) as doações de funcionários. Essa “doações” também serviam para realizar reivindicações e pagar menos impostos ao governo.

Além da TANA, outras organizações envolvidas com o esquema incluem a Hope4Kids e a American Chinese International Cultural Exchange (ACICE).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.