Gestão Silva e Luna: reforma organizacional

Carmo Bráz de Oliveira | OPINIÃO

Foram enviados ao legislativo municipal a mensagem e o “Projeto de Lei Define a estrutura organizacional do Poder Executivo Municipal e dá outras providências”, que, como o próprio título, visa reestruturar, formar um novo organograma às diversas secretarias que compõem o Executivo Municipal.

Nos estudos e pesquisas de Administração temos vários conceitos, dentre eles, o de Chiavenato (2000, p.14) ao afirmar que a tarefa básica da Administração é fazer as coisas através das pessoas, com os melhores resultados. Em qualquer tipo de organização humana, busca-se o alcance de determinados objetivos com eficiência e eficácia. A Administração dirige o esforço dos grupos organizados.

No que diz respeito diretamente à gestão pública é esta o ato de administrar e controlar as ações públicas, com o objetivo de garantir o bom funcionamento dos setores públicos e a excelência dos serviços prestados à população. Como o nome já sugere, quem exerce essa função tem a missão de gerir os setores públicos e garantir que os serviços direcionados à população sejam postos em prática de maneira eficiente. (Ferreira, 2014).

Toda mudança gera preocupação e reflexões, portanto não são incomuns os movimentos de debate e discussões sobre quaisquer alterações organizacionais, notadamente através de ato da administração pública. Todavia, a partir de um espaço aberto de diálogo pela Câmara Municipal de Vereadores através da louvável iniciativa presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, senhor vereador Soldado Fruet podem ocorrer conclusões importantes, a partir da compreensão do projeto e das mudanças dele advindas, que primem efetivamente pela eficiência e eficácia dos serviços públicos.

Quanto à Secretaria Municipal da Educação, observo que as alterações em sua estrutura devam possibilitar maior unidade entre as diretorias, ampliação do atendimento aos professores, diretores, coordenadores, toda a comunidade escolar, além de diálogo constante e ampliação do acompanhamento de projetos e avaliações internas e externas que visem de maneira permanente a qualidade no processo ensino-aprendizagem, o sucesso e a inclusão de todos.

Outro ponto é a presença de diretores e coordenadores da SMED nas escolas de tempo integral e a conseqüente melhora no acompanhamento de suas ações, projetos, unindo, além da educação, o esporte, a cultura, o meio ambiente, o empreendedorismo e a formação para a cidadania. Todos estes aspectos, dentre outros, podem ser dinamizados a partir das alterações necessárias na estrutura da Secretaria Municipal da Educação conforme prevê o projeto de reestruturação enviado pelo executivo ao legislativo com a Diretoria Geral, a Diretoria de Educação e a Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar, possibilitando maior eficiência e eficácia nos serviços prestados, objetivo central da Gestão Pública. Por isso, como professor e coordenador pedagógico escolar, apoio integralmente as mudanças propostas.

Carmo Bráz de Oliveira é professor, especialista em Gestão Escolar, Administração Municipal e Desenvolvimento de Cidades. Atualmente na coordenação pedagógica da Escola Érico Veríssimo.

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