Petrobras divulga primeira chamada pública para aquisição de biometano

A Petrobras (PETR3; PETR4) lançou sua primeira chamada pública para aquisição de biometano, uma iniciativa alinhada aos objetivos de descarbonização e ampliação de um portfólio competitivo de produtos com menor pegada de carbono. As ofertas contratadas poderão ter entregas a partir de 2026, com prazos contratuais de até 11 anos e opções de recebimento em diversos pontos, como refinarias, usinas termelétricas, redes de transporte e distribuição.

A ação busca mapear condições comerciais no mercado e está conectada à Lei 14.993/2024, conhecida como Lei do Combustível do Futuro, que incentiva práticas sustentáveis. Segundo o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, a empresa avalia adquirir volumes de biometano até quatro vezes superiores à média diária atual de produção no Brasil, que é de cerca de 220 mil m³, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O processo também visa estimular o desenvolvimento do ecossistema do biometano, beneficiando setores como agroindústria, sucroalcooleiro, pecuário e gestão de resíduos em aterros sanitários. Isso contribui para a geração de energia limpa, investimentos na cadeia produtiva e melhorias na gestão de resíduos, trazendo benefícios para a sociedade como um todo.

Petrobras (PETR3; PETR4)

A chamada será conduzida em duas etapas: a primeira, não vinculante, requer a apresentação de propostas comerciais detalhando a origem do biometano, logística, sazonalidade e cronograma de projetos em desenvolvimento. A segunda etapa, prevista para maio, envolverá negociações comerciais para aquisição do biometano, que deverá atender aos padrões de qualidade e contar com certificado de garantia de origem. Pequenos produtores também poderão participar, oferecendo certificados de origem mesmo sem acesso logístico aos pontos de entrega da Petrobras.

O biometano, derivado do biogás obtido de matéria orgânica, é composto essencialmente de metano e apresenta características intercambiáveis com o gás natural fóssil. Ele pode ser usado em geração de energia renovável, descarbonização industrial, produção de hidrogênio de baixo carbono, biorrefino e fertilizantes.

Os termos da chamada pública, como requisitos de qualificação e pontos de entrega, estão disponíveis no Portal de Compras Eletrônicas Petronect. Empresas interessadas devem se cadastrar na plataforma para participar do processo.

(Com Agência Brasil).

O post Petrobras divulga primeira chamada pública para aquisição de biometano apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.