BYD Dolphin vai bem em teste de impacto do Latin NCAP

BYD Dolphin Plus Latin NCAP divulgacao editada

BYD Dolphin Plus Latin NCAP divulgacao editada
Carro foi testado em diferentes situações, como impactos frontal, lateral e controle de estabilidade (Foto: Divulgação/BYD)

Depois de Aircross, Triton, Kardian e Ranger, foi a vez de o BYD Dolphin Plus passar pelo teste de impacto do Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). E o hatch elétrico foi muito bem ao tirar nota máxima na prova de segurança. Trata-se do primeiro carro elétrico chinês a gabaritar o programa e receber cinco estrelas na avaliação. Até então, apenas o JAC E-JS1 havia sido avaliado – e tirou nota zero. O BYD Dolphin foi testado em diferentes situações, como impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e controle de estabilidade. Também foram feitas provas de frenagem autônoma de emergência, sistema de suporte de pista e assistência à segurança, entre outras.

De acordo com o órgão, o Dolphin Plus apresentou, em geral, “bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal”. A proteção geral no impacto lateral também foi boa. Já proteção do tórax no impacto lateral de poste foi “marginal”. Com sete airbags e itens de segurança ativa, o Latin NCAP continua e diz que houve “boa proteção para ocupantes crianças”. Já a proteção passiva para pedestres “poderia ser melhor”, diz o Latin NCAP.

BYD Dolphin Plus e… só!

O resultado, diga-se, é válido apenas para a versão mais cara, Plus, que custa R$ 185.000. E traz sistemas avançados de segurança, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos. Esse teste, portanto, não engloba a configuração de entrada GS e tampouco o Dolphin Mini, que é o carro elétrico mais vendido de 2024.

Em termos de porcentagem de proteção, o Dolphin Plus recebeu 92,6% (adultos), 93,1% (crianças) 77% (pedestres) e 85,1% (assistentes de segurança). O Latin NCAP, no entanto, fez algumas observações. O controle de cruzeiro adaptativo e o alerta de faixa, por exemplo, não desempenharam o suficiente para ganhar pontos.

Conheça o modelo

Disponível nas concessionárias desde 2023, o BYD Dolphin Plus se diferencia por detalhes no visual, bem como na lista de equipamentos. Mas o grande destaque é o trem de força, igual ao do SUV Yuan Plus.

Ou seja, o conjunto gera o equivalente a 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Como resultado, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Além disso, a autonomia pode chegar a 427 km, no ciclo WLTP, graças às baterias com capacidade de 60,48 kWh.

Para comparação, na opção de entrada são cerca de 95 cv e 18,3 mkgf. O a 100 km/h é feito em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h. A autonomia é de 291 km, segundo a metodologia do Inmetro. As informações são da BYD.

No visual, o Dolphin Plus chama a atenção pela pintura com duas cores, detalhes sempre em tom cinza e teto preto. As opções para a carroceria são azul, preta, rosa e branca. As rodas de liga de 17 polegadas têm desenho esportivo e há teto solar de vidro. Assim como a versão de entrada, a de topo tem faróis de LEDs e lanternas traseiras interligadas por uma barra horizontal.

Com 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 2,7 m de distância entre os eixos, o BYD tem porte parecido com o do Leaf No Nissan, são 4,49 m, 1,79 m e 2,7 m, respectivamente.

Equipamentos do elétrico

Com ampla lista de itens de séria, o Dolphin tem câmeras de 360° e é até possível jogar videogame (com o carro parado), cantar no karaokê (há microfone) e destravar as portas com cartão ou mesmo anel eletrônico.

Na cabine, são poucos os botões físicos e não há alavancas. Para ativar a ré, drive ou neutro, basta girar um botão no console central. Há, ainda, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento.

Outro destaque do Dolphin Plus é o pacote ADAS, com recursos de auxílio à condução, de nível 2. Portanto, há controle de velocidade automático adaptativo, assistente de permanência em faixa de rolagem, leitor de placas de velocidade e alerta de tráfego cruzado na frente e atrás. Detector de ponto cego e frenagem automática de emergência também estão no pacote.

Outra novidade é a opção Diamond, cuja única diferença é a carroceria pintada exclusivamente de preto.

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