INSANO! Cachorro robô dá mortal, desce ladeiras e leva humanos nas costas

A empresa chinesa Unitree Robotics, fundada em 2015 e especializada em robôs quadrúpedes, apresentou ao mercado o B2-W. O modelo promete transformar a maneira como robôs são utilizados em diversas áreas.

  • Funcionário revela bastidores do dia a dia com Musk na Tesla
  • Empresa austríaca apresenta carro voador elétrico com sistema de propulsão inovador
  • SpaceX e Amazon disputam fornecimento de internet em aviões

Com um portfólio diversificado que inclui robôs personalizados, a Unitree busca unir inovação e acessibilidade para o público geral. Dessa maneira, o B2-W destaca-se como um exemplo desse objetivo.

Utilização de robôs quadrúpedes da Unitree para resgates. Imagem: Divulgação/Unitree.

Equilíbrio e agilidade

Projetado para ser mais ágil e versátil do que seus antecessores, o B2-W combina design compacto e leve, pesando apenas 75 kg. Por conta disso, tem a capacidade de realizar movimentos acrobáticos e complexos. Essas características tornam o robô especialmente útil em cenários como operações de resgate em locais de difícil acesso.

Conteúdo Relacionado
Tesla Bot Action Figure

Bombando!

Robô da Tesla vira febre de colecionadores após action figure se esgotar em 24 horas

Em situações emergenciais, como um acidente em áreas remotas, o B2-W pode transportar suprimentos. Ele até mesmo poded auxiliar no resgate de pessoas, desde que respeitadas as limitações de carga.

De acordo com a Unitree Robotics, o B2-W suporta até 120 kg quando está parado e pode percorrer até 50 km transportando cargas de 40 kg.

Embora as especificações exatas para cargas em curtas distâncias não sejam detalhadas, testes demonstram que o robô é capaz de carregar um adulto em determinadas condições.

Útil para resgates

O B2-W conta ainda com sensores avançados LiDAR, câmeras de alta resolução e um sistema de inteligência artificial integrado. Isso permite que ele reconheça e se adapte ao ambiente, além de evitar obstáculos com precisão.

Sua câmera, por exemplo, oferece uma solução segura para inspeções em áreas de risco. Ou seja, ele pode ser enviado para explorar o local antes da entrada de humanos.

Especificações principais do B2-W da Unitree. Imagem: Reprodução/Unitree.

Entre suas especificações, o robô atinge uma velocidade de até 20 km/h e resiste a temperaturas extremas de -20 °C a 55 °C. Ele realiza saltos de até 2 metros de distância e escala inclinações de até 45 graus.

Além disso, possui certificação IP67, o que garante proteção contra água, podendo ser submerso em até 1 metro de profundidade por 30 minutos. Para operar suas funcionalidades avançadas, o B2-W utiliza processadores Intel Core i5 ou i7.

Um dos diferenciais desse modelo é a presença de rodas substituíveis, que aumentam sua versatilidade em relação à versão B2 padrão, focada exclusivamente em movimentos com patas.

Conteúdo Relacionado
Unitree B2: cachorro robô chinês faz coisas inacreditáveis

Irado demais

Unitree B2: cachorro robô chinês faz coisas inacreditáveis

A combinação de rodas e inteligência artificial reforça o potencial de aplicações do robô. Áreas como pesquisa científica, inspeções industriais, cinema, exploração espacial e até mesmo operações militares podem ser beneficiadas com ele.

Embora o B2-W ainda seja novidade, suas capacidades sugerem um futuro promissor para a robótica quadrúpede, abrindo caminho para novas possibilidades em resgates, entretenimento e exploração de ambientes hostis.

Conteúdo Relacionado
Insta360 X4 review

REVIEW

Insta360 X4 – A MELHOR câmera 360 graus

Adicionar aos favoritos o Link permanente.