Café com BPM: bolsas globais sobem em meio à agenda esvaziada 

As bolsas globais registram movimentos positivos no pré-mercado desta sexta-feira (27), em uma sessão com uma agenda pouco movimentada. 

Em Nova York, não há eventos relevantes na agenda, mas no Brasil o dia será agitado com a divulgação de dados sobre inflação e emprego.

Serão divulgados o IPCA-15 (9h) e o IGP-M de dezembro (8h), além da Pnad Contínua (9h) e do Caged de novembro (10h).

Contudo, mais do que os números econômicos, são as crises políticas em Brasília que continuam dominando a atenção dos mercados locais.

Em um pronunciamento rápido à imprensa ontem à noite, após encontros individuais com Lula e líderes partidários, Lira abordou a polêmica em torno das emendas parlamentares.

EUA

Os índices futuros dos EUA operam em queda nesta manhã, mas ainda devem encerrar a semana em alta, em mais um dia de liquidez reduzida e calendário vazio de dados importantes.

Os principais índices dos EUA apresentam ganhos semanais até o momento, após uma sequência de altas expressivas no início da semana.

O S&P 500 sobe 1,8% nesta semana, o Dow Jones avança 1,1%, e o Nasdaq Composite, impulsionado pelo crescimento das ações de grandes empresas de tecnologia, registra um aumento de 2,3%.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,28%

S&P 500 Futuro: -0,36%

Nasdaq Futuro: -0,41%

Bolsas asiáticas

Os mercados da região Ásia-Pacífico encerraram a sessão majoritariamente em alta, com alguns retornando das festividades do Boxing Day, enquanto os investidores analisavam os dados econômicos divulgados na região.

Em Tóquio, as ações subiram após o iene atingir uma mínima de cinco meses, caindo para 158 por dólar na véspera, após declarações do governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, na quarta-feira, que não indicaram uma mudança clara nas taxas de juros para o próximo mês.

Na sexta-feira, a moeda japonesa se recuperou um pouco, após o Ministro das Finanças, Katsunobu Kato, afirmar que o governo tomará ações adequadas contra movimentos excessivos no mercado cambial.

Dados publicados também mostraram que a inflação em Tóquio acelerou pelo segundo mês consecutivo, enquanto as vendas no varejo superaram as expectativas.

Na China, os lucros industriais caíram pelo quarto mês seguido, com uma queda de 7,3% em novembro na comparação anual, o que sugere que as medidas de estímulo adotadas por Pequim ainda não foram suficientes para reverter de maneira significativa a queda nos lucros das empresas.

Shanghai SE (China), +0,06%

Nikkei (Japão): +1,80%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,04%

Kospi (Coreia do Sul): -1,02%

ASX 200 (Austrália): +0,50%

Bolsas europeias

Nas bolsas Europeias, os mercados avançaram ao retomar as operações após o feriado de Natal. Em termos de dados econômicos, espera-se que Espanha e Noruega publiquem seus números de vendas no varejo de novembro nesta sexta-feira.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,10%

DAX (Alemanha): +0,22%

CAC 40 (França): +0,44%

FTSE MIB (Itália): +0,48%

STOXX 600: +0,25%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quinta-feira (26) com alta de 0,26%, aos 121.077,50 pontos. O dólar comercial subiu 0,38%, a R$ 6,17.

Neste pregão pós-natalino, o Ibovespa lutou pela própria recuperação e conseguiu voltar ao patamar dos 121 mil pontos, mesmo sem razões fortes para movimentar o mercado financeiro durante o dia.

Radar corporativo

O follow-on que a Caixa Seguridade (CXSE3) pretende realizar teve um avanço para a próxima etapa, após a seleção dos bancos coordenadores da potencial oferta, conforme anunciado nesta quinta-feira (26) pela empresa.

A Caixa Seguridade pretende atingir o percentual mínimo de ações em circulação (free float) exigido pelas regras do segmento Novo Mercado da B3, sem alterar o controle acionário da empresa.

Agenda do dia

Indicadores

▪08h00 – Brasil/FGV: IGP-M de dezembro

▪08h30 – Brasil/BC: Nota de crédito – novembro

▪09h00 – Brasil/IBGE: IPCA-15 de dezembro

▪09h00 – Brasil/IBGE: Pnad Contínua – trimestre até novembro

▪10h00 – Brasil/MTE: Caged de novembro

▪13h00 – EUA/DoE: Estoques semanais de petróleo

▪15h00 – EUA/Baker Hughes: Poços e plataformas em operação

O post Café com BPM: bolsas globais sobem em meio à agenda esvaziada  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.