‘X-Men’, ‘Deadpool’, ‘Demolidor’, ‘Quarteto Fantástico’ – Ranqueamos TODOS os 18 Filmes da Marvel na extinta FOX

fox

Deadpool e Wolverine’ já acumula uma bilheteria mundial de US$852 milhões em pouco mais de dez dias em cartaz, cimentando o único blockbuster da Marvel Studios como um dos maiores sucessos de 2024. Entre outras coisas, o filme presta uma grande homenagem aos que vieram antes e ao fim de uma era: a era dos heróis da Marvel produzidos pela extinta 20th Century Fox (comprada pela Disney e transformada em 20th Century Studios). Era essa que soma ao todo 18 superproduções – começando com ‘X-Men: O Filme’, de 2000, um dos responsáveis pelo que temos hoje no gênero.

Dentre personagens como ‘Demolidor’, ‘Quarteto Fantástico’ e todos os derivados de ‘X-Men’, incluindo o próprio ‘Deadpool’, a Fox participou dos primórdios, da era de ouro do gênero no cinema e foi o alicerce do que temos hoje no MCU. Pensando nisso, resolvemos por mais uma tarefa insana: ranquear do pior ao melhor todos os 18 longas que compuseram essa época tão especial – que teve início quando muitos fãs de hoje sequer eram nascidos. Confira abaixo.

18 | Quarteto Fantástico (2015)

quarteto cinepop
quarteto cinepop

“Enaltecido” como um dos piores filmes de super-heróis de anos recentes, o ‘Quarteto Fantástico’ de Josh Trank (‘Poder sem Limites’) tinha como proposta uma pegada mais realista, de ficção científica e quase horror. Porém, o filme sofreu com interferências massivas dos executivos e ficou soando como um projeto interminado.

17 | Elektra (2005)

elektra cinepop
elektra cinepop

Quando falamos nos piores filmes de super-heróis estrelados por atrizes, a ‘Mulher-Gato’ (2004) de Halle Berry é um saco de pancadas óbvio. Mas o que a memória seletiva parece deixar de lado é que logo no ano seguinte do dito cujo, algo tão ruim quanto, mas menos execrado, chegava aos cinemas com ‘Elektra’, o filme solo da anti-heroína estrelado por Jennifer Garner.

16 | X-Men: Fênix Negra (2019)

dark cinepop
dark cinepop

Outro que sofreu bastante com a aquisição da Fox pela Disney foi ‘Fênix Negra’. Para alguns, um projeto que já nasceu morto, não dá para deixar de imaginar, por exemplo, que a vilã de Jessica Chastain foi remodelada para ser a mais genérica possível por interferência dos “novos donos do jogo”. Por um tempo, a Marvel pensou se lançaria ou não a produção – e talvez a pior decisão tenha sido lança-la, pois queimou de vez uma das sagas mais famosas do universo mutante.

15 | X-Men Origens: Wolverine (2009)

wolverine cinepop
wolverine cinepop

Quando um novo filme faz referência a outros mais antigos, termina despertando interesse do público em revisitar tais obras ou conhece-las (no caso dos espectadores mais jovens). Isso é um dos “poderes” mais interessantes dos filmes. E com a estreia de ‘Deadpool e Wolverine’, todo o universo mutante na FOX voltou à voga, em especial a primeira aparição dos personagens juntos em tela. ‘X-Men Origens: Wolverine’ já foi chamado de um dos piores exemplares do gênero, mas agora parece estar voltando como cult.

14 | X-Men: Apocalipse (2016)

apocalipse cinepop
apocalipse cinepop

Outro que foi bastante execrado em sua época de lançamento, em especial pelas caracterizações dignas de “Cospobre” de personagens icônicos (como o vilão Apocalipse e a heroína Psylocke), está ressurgindo como cult atualmente – em especial tendo em vista o que viria depois com ‘Fênix Negra’ (um dos filmes mais sem personalidade do gênero). ‘Apocalipse’ ao menos é divertido e repleto de ação, mas deixa um gosto amargo do que poderia ter sido a primeira aparição nas telonas do maior antagonista destas histórias.

13 | Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)

silver cinepop
silver cinepop

Quando o segundo filme do ‘Quarteto Fantástico’ de Tim Story foi lançado, todos já sabiam bem o que esperar, conhecendo bem o teor impresso a esta franquia. Mesmo assim, não podemos deixar de imaginar como seria o retrato de personagens clássicos, como o Surfista Prateado e o vilão Galactus, feitos de maneira mais profunda e melhor desenvolvida.

12 | Quarteto Fantástico (2005)

fantastic cinepop
fantastic cinepop

Os filmes ‘Quarteto Fantástico’ de Tim Story não são um primor do gênero, mas são obras divertidas que se comportam como chiclete para o cérebro. Com a leveza de uma pluma, os longas são quase um desenho animado de carne e osso, e se comportam com tal complexidade. Esse clima despretensioso ao menos é competente e arredondado – ao contrário do filme de 2015, que soa inacabado.

11 | Os Novos Mutantes (2020)

newmutants cinepop
newmutants cinepop

A Fox estava cheia de planos para o seu universo mutante nas telonas, mas aí veio a Disney com uma proposta irrecusável. Dentre essa reformulação que durou o tempo de uma piscada de olhos, estava criar obras nos mais variados gêneros e censuras – que veria ‘Deadpool’ e ‘Logan’ dentre os filmes com novo foco. ‘Os Novos Mutantes’ foi o “filme de terror” dentro da nova abordagem. Não é de todo ruim, mas também ficamos pensando que foi “podado”.

10 | Demolidor (2003)

daredevil cinepop
daredevil cinepop

O tempo pode fazer muito mal para certas produções. Esse é o caso com ‘Demolidor’, primeiro (e único até o momento) filme solo do herói cego da Marvel. Quando foi lançado em fevereiro de 2003, o longa veio no rastro de ‘X-Men’ e ‘Homem-Aranha’, sendo um dos primeiros representantes dessa nova onda do gênero. Com um clima até pesado para os padrões e uma atmosfera sombria; hoje os defeitos (incluindo certa “breguice”) do longa são o que mais saltam aos olhos. No entanto, por um tempo foi a maior bilheteria de um filme lançado em fevereiro.

09 | X-Men: O Confronto Final (2006)

laststand cinepop
laststand cinepop

As adaptações de quadrinhos podem sofrer bastante com as reviravoltas de bastidores. E o que parecia vir numa crescente para os mutantes nas telonas (os personagens mais populares da Marvel), terminou resultando em uma obra muito ambiciosa, que resolveu juntar muito em pouco tempo de duração. Assim é o resumo de ‘O Confronto Final’, que abordou a saga da Fênix Negra, a cura mutante e as introduções de personagens icônicos como o Fera, o Anjo e Juggernaut. Nos bastidores, Bryan Singer deixava a produção para ir dirigir ‘Superman – O Retorno’, sendo substituído nos 45 do segundo tempo por Brett Ratner.

08 | Wolverine Imortal (2013)

thewolverine cinepop
thewolverine cinepop

A proposta da primeira investida do diretor James Mangold no universo mutante era por um filme mais intimista, ao contrário de ameaças megalomaníacas. Aqui temos a trama de um thriller familiar, na qual é adaptada uma das sagas mais épicas das histórias solo de Wolverine, na qual ele vai até o Japão. Com o clima mais “pé no chão”, no terceiro ato o longa mostra realmente suas tintas de fantasia, com a reformulação do clássico personagem Samurai de Prata.

07 | X-Men: Primeira Classe (2011)

primeiraclasse cinepop
primeiraclasse cinepop

Aqui é onde grande parte dos fãs irá divergir de nossa lista. ‘X-Men: Primeira Classe’ é um grande favorito não apenas do universo mutante, como do gênero de forma geral. Desse jeito, para grande parte é top 5 da era Fox. Num aspecto narrativo, conta uma história com clima de espionagem e James Bond, além de fazer uso de performances inspiradas em especial de gente como Michael Fassbender, James McAvoy e Kevin Bacon. Mas a fidelidade com o material original passou longe. Além de essa não ser de fato a primeira classe, por alguma razão a menina de ouro Jennifer Lawrence é escalada como Mística, que ganha protagonismo.

06 | Deadpool (2016)

deadpool cinepo
deadpool cinepo

Outro que causará estardalhaço, é a posição do primeiro ‘Deadpool’ na lista, um grande favorito dos fãs. Sim, é uma obra importante, que acima de tudo representa a luta de um ator para tirar um projeto do papel. Merecido de todas as formas, o sucesso do longa não pode ser menosprezado. Mas e quanto ao que vemos em tela. Bem, por mais que grande parte queira fazer do filme um romance, ele ainda é bastante uma história de origem de um super-herói como tantas outras. Ah, sim. Uma de censura alta, violência e baixo calão.

05 | X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

daysoffuturepast cinepop
daysoffuturepast cinepop

Dias de um Futuro Esquecido’ é tratado por todos como o melhor filme da equipe mutante no cinema. Não para nós. É sim um longa eficiente (analisando apenas pelo resultado do que vemos em tela). Mas aqui não podemos deixar de levar em conta os bastidores da produção, que prometia um crossover entre os atores da trilogia clássica, com o elenco jovem de ‘Primeira Classe’. E o que vemos em tela mais uma vez é a participação no estilo piscou perdeu de todos os coadjuvantes, dando um tempo de tela excessivo para as mesmas “cartas marcadas”. Afinal ‘X-Men’ sempre foi sobre a equipe.

04 | Deadpool 2 (2018)

deadpool2 cinepop
deadpool2 cinepop

Agora sim. Pode ser uma opinião polêmica, mas sabemos que não estamos sozinhos nessa, e muitos pensam da mesma forma: ‘Deadpool 2’ é melhor que o filme original. Para começar temos mais o clima do material original, ou seja, mais personagens, introdução de alguns favoritos dos fãs, como Cable e Domino, e uma história mais complexa. Depois, temos um filme muito mais engraçado, repleto de piadas e referências, que não poupa nada e nem ninguém. A cena com a ‘X-Force’ ainda é um dos momentos mais hilários e WTF de qualquer filme do gênero de anos recentes.

03 | Logan (2017)

logan cinepop
logan cinepop

Esse não tinha como ficar fora do top 3. Depois que Ryan Reynolds mostrou que dava para fazer um filme de censura alta de super-heróis e ainda assim arrastar uma verdadeira multidão para os cinemas, a Fox resolveu investir em um filme assim para seu personagem mais sangrento – Wolverine. A maior reclamação sobre o retrato do personagem nas telonas era sempre a falta de sangue. Assim, Hugh Jackman topou voltar uma última vez (que agora sabemos que não seria) e, ao lado do diretor James Mangold, terminar a saga do mutante da melhor forma possível. Um faroeste moderno, ‘Logan’ é pura emoção e nostalgia.

02 | X-Men – O Filme (2000)

xmen cinepop
xmen cinepop

Usamos como avaliação para o ranking não apenas o resultado do filme, mas também a importância do filme em um contexto geral. Mas sejamos sinceros, o primeiro ‘X-Men’ ainda se comporta muito bem, tendo uma história que até hoje tem relevância e não envelheceu. É preciso levar em conta que nessa época, os filmes de super-heróis não tinham qualquer importância para os executivos de estúdio ou para os fãs. Era preciso dar-lhes relevância. E foi o que o diretor Bryan Singer a Fox fizeram, ao pegarem os quadrinhos mais populares da época, e adaptarem da forma mais fiel possível para um longa quase independente. O resultado não poderia ser melhor.

01 | X-Men 2 (2003)

x2 cinepop
x2 cinepop

X-Men 2’ é a melhor continuação de um filme do universo Marvel na Fox e uma das melhores do gênero de forma geral. Embora saibamos que não foi bem assim, mas o que fica parecendo é que ‘X-Men’ foi um projeto experimental, e quando a coisa deu certo, a Fox liberou o dinheiro e deixou Bryan Singer solto para fazer o que quisesse. E o cineasta libertou sua criatividade. A cena de abertura com Noturno na casa branca é de arrepiar. Assim como a invasão dos soldados na Mansão. São momentos exímios de entendimento e composição de cena. Ah sim, e não podemos esquecer o momento de maior peso social e psicológico, a visita de Bobby à sua família e a frase: “mas você já tentou não ser um mutante”. Ou seja, ‘X-Men 2’ é maior e melhor em tudo em relação ao já ótimo original. E ainda nosso queridinho dentro dessa extinta fase.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.