Lula passa por novo procedimento “sem intercorrências”

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva / Foto: Ricardo Stucker/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça nesta quinta-feira (12) “sem intercorrências”, informou a Presidência da República. A embolização da artéria meníngea média, como é chamada a cirurgia, foi realizada pelo Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Toda a operação durou cerca de uma hora, com início às 7h25. O procedimento é parte do protocolo pós-cirúrgico da drenagem de hematoma no revestimento interno do crânio, realizada no presidente na terça-feira (10). O hematoma foi causado pelo acidente que Lula sofreu em outubro, no Palácio da Alvorada.

A embolização é considerada um procedimento de baixo risco e não afeta a previsão de alta do presidente, que deve ocorrer na quinta-feira (13). O médico de Lula, Roberto Kalil, afirmou que a cirurgia serve para reduzir a chance – que já é pequena – de novos sangramentos.

“Quando você drena o hematoma, existe a possibilidade de que pequenas artérias da meninge ainda possam causar um sangramento futuro. Esse procedimento minimiza significativamente esse risco”, afirmou Kalil, em coletiva de imprensa.

Segundo a equipe do Sírio-Libanês, Lula apresenta uma boa evolução clínica e não deve ter sequelas dos procedimentos.

Lula está acordado, sentado e conversando, diz Kalil

O cardiologista Roberto Kalil Filho declarou nesta terça-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está bem, “acordado, sentado e conversando”. Kalil afirmou que novas informações sobre a saúde do presidente serão divulgadas amanhã, em entrevista coletiva, por volta das 10h.

Ao conversar com jornalistas na porta do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde o presidente Lula está internado desde ontem, Kalil afirmou que o líquido que está sendo drenado da cabeça do presidente “está dentro do esperado”, mas evitou cravar se o petista sairá amanhã da UTI. “Um dia de cada vez”. As informações são do “Valor”.

O presidente foi hospitalizado às pressas na última segunda-feira (9), transferido de Brasília para São Paulo e submetido a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma entre o crânio e o cérebro, decorrente de uma queda sofrida em outubro. Os médicos apontaram que a cirurgia foi bem-sucedida e que Lula não teve lesão cerebral.

O presidente segue na UTI, sob observação, mas está bem e sem intercorrências, como apontou o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (11). Lula está “lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”.

O post Lula passa por novo procedimento “sem intercorrências” apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.