Todo cuidado é pouco: cabos USB-C modificados podem roubar seus dados

iPhone e cabo USB-C

O especialista em tomografia computadorizada da Lumafield, Jon Bruner, revelou em uma publicação recente um detalhe que pode ser uma ameaça significativa para usuários de iPhones e dispositivos Android com USB-C: cabos adulterados estão circulando nos mais diversos lugares, os quais são capazes de comprometer a segurança dos aparelhos.

A análise por tomografia computadorizada realizada por Bruner descobriu que esses cabos possuem uma antena Wi-Fi escondida, permitindo comunicação remota. Além disso, os cabos contêm chips empilhados que podem registrar teclas digitadas e roubar senhas, concedendo acesso completo ao dispositivo.

Parece um conector USB-C comum, mas quando fazemos uma tomografia computadorizada, encontramos algo sinistro dentro dele… 🧵

Esses cabos “maliciosos” podem permitir que os invasores acessem remotamente os dispositivos, roubem informações financeiras, registrem teclas digitadas e comprometam a segurança dos dados.

O pior é que esses cabos funcionam normalmente, sem indicar anomalias, tornando difícil detectar a ameaça. Além disso, a mecânica permite que os invasores ajam discretamente, sem levantar suspeitas.

Para se proteger, é importante se certificar ao adquirir cabos de fontes confiáveis e verificar a autenticidade dos produtos. Manter o(s) seu(s) dispositivo(s) atualizado(s) também é fundamental para obter as correções de segurança mais recentes.

via PhoneArena

Adicionar aos favoritos o Link permanente.