
Para “solucionar” o fato de o MacBook Air, introduzido em 2008, não ter uma unidade óptica integrada, a Apple lançou um acessório chamado SuperDrive — o qual reproduzia/gravava CDs e DVDs, conectando-se ao laptop por um cabo USB-A.
O dispositivo permaneceu disponível ao longo de 16 anos desde o seu lançamento — mesmo com a redução vertiginosa do uso de mídias do tipo. Entretanto, conforme observado pelo 9to5Mac, o acessório já não está mais disponível nas Apple Stores Online dos Estados Unidos e do Canadá; por lá, o produto é listado como “Esgotado” (“Sold Out”).
Já no Brasil e em Portugal, o acessório segue disponível e em estoque por R$863 e 89€, respectivamente; não sabemos, porém, se isso vai durar por muito tempo. Ademais, dado que a Apple lista o acessório como “Esgotado” em vez de “Atualmente Indisponível”, é improvável que a companhia volte a comercializar o produto, ainda mais considerando seu atual desuso.
Nas regiões onde está esgotado, o SuperDrive ainda pode ser encontrado em outras varejistas online, como a Amazon, mas quem estiver interessado precisa se lembrar que é necessário um adaptador USB-A para USB-C para usá-lo com um MacBook mais recente. Além disso, vale notar que ele não reproduz discos Blu-ray.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.