Apple atualiza regras da App Store para beneficiar emuladores de PC

Ícone da App Store em iPhone

A Apple divulgou ontem a mais recente atualização das diretrizes da App Store, a qual passou a permitir que emuladores de PC ofereçam downloads de jogos, além de esclarecer as regras sobre a Autenticação de apps (também conhecido como Notarização).

No caso dos emuladores, a nova orientação especifica que “aplicativos de console de jogos retrô e emuladores de PC podem oferecer o download de jogos”. Anteriormente, isso não era permitido para softwares de emulador de PC, mas a adição agora estende a opção para essa categoria.

A mudança na regra ocorre após a aprovação do emulador UTM SE, que permite emular versões antigas do macOS, do Windows e do Linux para rodar softwares e jogos clássicos. Com as mudanças nas diretrizes, o processo de aprovação para aplicativos semelhantes certamente será simplificado.

Como dito, a Apple também atualizou suas diretrizes sobre Autenticação, as quais se aplicam a aplicativos de terceiros que são enviados para distribuição fora da ‌App Store‌, na União Europeia — os quais não estão sujeitos a todas as regras, mas para receber Autenticação da Apple, eles precisam aderir a algumas diretrizes.

Essas orientações estão na seção 4.7, a qual libera miniaplicativos, minijogos, jogos de streaming, chatbots, plugins e emuladores de jogos. Nela, agora a regra 4.7.2 impede que os aplicativos estendam ou exponham APIs 1 nativas da plataforma ao software sem a permissão da Apple. Já a regra 4.7.3 diz que os aplicativos não podem compartilhar dados ou permissões de privacidade para nenhum software individual oferecido dentro de um aplicativo sem o consentimento do usuário.

Antes da atualização mais recente, essas diretrizes não faziam parte do processo de revisão de Autenticação na UE.

Notas de rodapé

1    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.