Avaliação do governo Lula é negativa para 90% do mercado

Lula
Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva
(Foto: Filipe Araújo / MinC)

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu avaliação negativa de 90% do mercado financeiro em dezembro, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, publicados nesta quarta-feira (4).

Ainda no começo do governo Lula 3, em março de 2023, o patamar foi registrado pela primeira vez no primeiro inquérito da consultoria.

Somente 3% dos agentes econômicos têm avaliação positiva para o mandato do petista, de acordo com a pesquisa. Enquanto isso, outros 7% dão o veredito de que a atuação do mandatário é regular.

Mesmo nesse quadro, o mercado financeiro avaliou que o trabalho de Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, especificamente, foi mais positivo do que negativo.

Quando o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária foram aprovados no Congresso foi o momento de melhor avaliação do governo Lula, em julho de 2023, na série Quaest/Genial. 

O projeto, cujo objetivo é simplificar a cara do sistema tributário do país, é visto como um potencial impulsionador da economia brasileira, segundo a “CNN Brasil”.

A deterioração das contas públicas, que só piora, levou junto a perspectiva do mercado sobre o governo.

No final de novembro, um aguardado conjunto de medidas de contenção de gastos foi anunciado pelo governo. A economia prevista pelo Executivo é de mais de R$ 70 bilhões entre 2025 e 2026.

Lira: Lula é forte candidato para 2026 e a direita só tem Bolsonaro

Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Câmara dos Deputados, afirmou nesta quarta-feira (04) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “candidato fortíssimo” para se reeleger em 2026. Além disso, ele não vê ainda um nome para a direita que não seja o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A perspectiva sobre Bolsonaro vem apesar do político estar inelegível e das acusações de que ele teria planejado e armado um golpe de Estado contra o petista.

“Falando em 2026, nós temos um presidente sentado na cadeira, que todos sabemos da capacidade de articulação, e que se entregar o Brasil bem, é um candidato fortíssimo”, disse Lira, ao participar de evento do portal Jota, segundo o “Valor”.

“Eu penso que todo governo candidato à reeleição, se estiver bem, com economia circulando, é um forte candidato”, reforçou.

Lira acredita que o único adversário seria Bolsonaro. “Não vejo outro candidato que não seja ele, pode assumir a chapa e depois substituir, o presidente Lula já disputou uma eleição assim”, comentou. 

Na avaliação do parlamentar, essa “é a foto do momento, não o filme”, e outros fatos podem alterar esse cenário até a data da eleição.

No caso de Bolsonaro, pesa sobre sua possível candidatura em 2026, além do fato de estar inelegível, um indiciamento, junto com outras 36 pessoas, pela PF (Polícia Federal) sob a acusação de tramar um golpe de Estado contra a eleição e posse de Lula. 

O post Avaliação do governo Lula é negativa para 90% do mercado apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.