Criadores de jogos voltam a reclamar de relação “abusiva” com o Apple Arcade

Há alguns meses, repercutimos uma série de críticas que desenvolvedores de jogos, em especial aqueles independentes, fizeram ao Apple Arcade — serviço de jogos da empresa. Elas envolviam diminuições nos pagamentos e bônus, assim como encerramentos repentinos de projetos e outros problemas.

Novamente, como trazido pelo Mobilegamer.biz, mais criadores de jogos expressaram o seu descontentamento com a plataforma. As novas críticas abrangem tanto problemas com pagamentos quanto com suporte e até dificuldades no desenvolvimento para o Apple Vision Pro, levando um desenvolvedor a descrever a relação com a empresa como “abusiva”.

As reclamações sobre valores continuam, assim como as observações sobre a mudança de estratégia da gigante de Cupertino em relação ao Arcade, o que resultou em menos bônus pagos aos criadores, em contraste ao cenário positivo do início do serviço, em 2019. Há relatos de atrasos nos repasses dos valores de até seis meses, quase levando alguns empreendedores à falência.

O contato com a companhia é descrito como demorado e distante, com dificuldades para marcar reuniões, as quais contariam com pessoas que não esclarecem o que é perguntado. Já ao enviar atualizações, muitas vezes a empresa coloca tantas dificuldades e obstáculos, tornando o processo doloroso e levando alguns a evitarem fazê-lo. Fechar contratos também teria se tornado mais difícil com o tempo.

Foi mencionada ainda uma certa falta de visão ou foco para o Apple Arcade, bem como a baixa qualidade do suporte — um problema que inclui engenheiros sem conseguir oferecer ajuda sobre como o hardware e o software funcionam, bem como o que é necessário para que os jogos rodem bem.

Um criador chegou a dizer que desenvolver para o Vision Pro seria como “voltar dez anos no tempo”, uma vez que, apesar do poder de processamento, não se trataria de uma máquina feita para jogos. Haveria uma dificuldade sensível em fazer games complexos funcionarem na plataforma.

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Ainda em matéria de desenvolvimento para o headset, alguns foram contatados pela Apple para fazer um jogo para o dispositivo, mas não teria sido oferecida qualquer compensação, tampouco garantias de promoção ou marketing. Ao contrário da Meta, a Maçã não oferece incentivos para a criação em computação espacial, o que desestimula os profissionais da área.

A falta de divulgação e baixa probabilidade de os jogos serem descobertos pelos usuários é outro ponto de frustração, em especial após novos games serem lançados. “É como se o jogo estivesse em um necrotério nos últimos dois anos”, disse um desenvolvedor, que expressou a vontade de ver mais pessoas jogando o seu game, considerando a exclusividade com o Arcade, e que se sentia invisível diante da situação.

Alguns desenvolvedores também afirmaram que a Apple não entende o mercado de games e que não tem informações sobre preferências e interação com a plataforma, o que prejudicaria o seu desempenho. Não houve, porém, especulações sobre o fim ou uma revisão do Arcade, como anteriormente.

Um desenvolvedor disse entender que a Maçã trata os desenvolvedores como um “mal necessário”, bem como que a relação com a empresa seria um ciclo abusivo. Os criadores fariam muito e receberiam pouco, esperando mais um projeto — em que os problemas repetiriam-se — e torcendo para as condições mudarem.

Diante da concorrência do setor e da estratégia de também lançar versões de jogos conhecidos, além dos de desenvolvedores independentes, a tendência é que esses conflitos continuem. Para que haja uma mudança no relacionamento com os criadores, a companhia certamente deverá melhorar a comunicação e ajustar expectativas com relação ao futuro do do seu serviço.

O Apple Arcade conta com mais de 200 títulos no acervo (livres de propagandas ou compras internas), os quais podem ser acessados por até cinco membros de um Compartilhamento Familiar por iPhones, iPads, Apple TVs e/ou Macs. O serviço de jogos custa R$14,90 por mês e também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.

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