TikTok impõe restrições globais ao uso de filtros de beleza para proteger adolescentes

O TikTok anunciou uma mudança significativa em sua política global de filtros de beleza, visando proteger usuários entre 13 e 18 anos dos possíveis danos causados pela exposição excessiva a padrões irreais de beleza. A nova regulamentação surge em resposta às crescentes preocupações sobre saúde mental e autoimagem dos jovens.

A decisão foi apresentada durante um fórum de segurança em Dublim, Irlanda, e segue a linha de recentes legislações implementadas no Reino Unido e na União Europeia, como o Online Safety Bill e o Digital Services Act, respectivamente.

Leia mais:

  • Sistema de verificação do Bluesky gera preocupação com aumento de perfis falsos
  • TikTok Awards 2024: veja os indicados em 10 categorias; veja como participar
  • Threads ultrapassa marca de 35 milhões de novos usuários em novembro

Novas restrições e permissões dos filtros de TikTok

Entre as principais mudanças está a proibição de filtros que modificam drasticamente características faciais, como o popular Bold Glamour. Recursos que aumentam os olhos, volumizam os lábios ou alteram o tom de pele também serão removidos para usuários adolescentes.

Canadá ordena fechamento do TikTok no país após identificar riscos à segurança nacional

A plataforma manterá disponíveis apenas filtros considerados lúdicos, como aqueles que adicionam orelhas de coelho ou narizes de cachorro, privilegiando a diversão em detrimento de alterações estéticas significativas.

Chloe Setter, líder de políticas públicas de segurança infantil do TikTok, afirma que a empresa está empenhada em detectar e remover rapidamente conteúdos inadequados, implementando inclusive tecnologia de machine learning para identificar tentativas de burlar as restrições de idade.

Conteúdo Relacionado
Donald Trump TikTok

Amigo do TikTok

Donald Trump vai tentar reverter banimento do TikTok nos EUA

Impactos na saúde mental

Estudos citados pela Psychology Today demonstram que a exposição frequente a imagens alteradas pode distorcer a compreensão de beleza das crianças, levando à insatisfação com sua aparência natural e ao desejo de se parecer com as imagens filtradas que encontram online.

TikTok permite compartilhamento direto de músicas do Spotify e Apple Music

O Child Mind Institute reforça que o contato constante com fotos aprimoradas digitalmente pode resultar em problemas de saúde mental em crianças e adolescentes, incluindo ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Movimento pela regulamentação

A iniciativa do TikTok representa um passo importante na proteção dos usuários mais jovens, alinhando-se às preocupações expressas pelo cirurgião-geral dos EUA, Dr. Vivek H. Murthy, que defende a regulamentação das redes sociais de forma similar ao que foi feito com produtos de tabaco.

Conteúdo Relacionado
Qual drone comprar

GUIA COMPLETO

Os melhores drones de 2024: veja antes de comprar

Fonte: The Guardian

Adicionar aos favoritos o Link permanente.